Aprenda como fazer maquiagem para casamento e arrase no altar

Veja ainda algumas dicas de maquiagem para madrinhas e convidadas

Por: Guilherme Prado Comunicar erro

Mais do que a celebração do amor entre duas pessoas, casamento é o tipo de evento no qual nos damos o direito de gastar quantas horas forem necessárias para caprichar no look e na maquiagem, certo?

Escolher o traje perfeito para o grande dia vai além do seu gosto e precisa se adequar à sua presença na cerimônia, seja como noiva, madrinha ou convidada. Contudo, uma dúvida inevitável é como fazer maquiagem para casamento.

Que tal aprender como se inspirar em toda a pompa e sofisticação do evento para escolher a produção certa e arrasar no casório? A Catraca Livre Estilo vai te ajudar!

Se você não está acostumada a se maquiar cotidianamente, um casamento pode ser a situação perfeita para explorar as possibilidades de pintura do rosto. Sabe aqueles produtinhos mais sofisticados, com maior acabamento e definição, que você guarda para momentos especiais?

Pois é! Essa é a hora de utilizá-los, pois, normalmente, são eles que garantem maior tempo de cobertura no rosto, para que se evitem os retoques. Se tiver opções à prova d’água, fica mais fácil de chorar a vontade sem se preocupar com borrões.

Noiva sendo maquiada
Crédito: iStock | PeopleimagesNão existem maneiras certas ou erradas de se maquiar, por isso, encontre os jeitos que mais se adequam às suas habilidades e arrisque-se sempre em novas técnicas

Maquiagem não é algo super comum e prazeroso na sua vida? Então, que tal tentar técnicas, produtos e cores novas na make para arrasar no casório e ficar expert em criações mais sofisticadas?

Da produção mais básica à mais complexa, alguns passos inicias desse processo não mudam, pois garantem que os cosméticos durem mais tempo na pele e ainda promovem benefícios a ela.

Para começar, 10 minutinhos antes de iniciar a maquiagem, lave muito bem o rosto e passe o hidrante de sua escolha. Depois, quando a pele já estiver seca, aplique o primer. O produto não é essencial, mas auxilia na fixação das próximas camadas.

Quanto ao uso de base, corretivo, contorno e pó, dependerá da sua posição no casamento, além de suas habilidades manuais, claro.

Por exemplo: se você for a noiva ou uma madrinha, provavelmente será fotografa mais do que os outros convidados. Por isso, uma pele mais uniforme e preparada pode garantir que certas imperfeições sejam disfarçadas, como espinhas, olheiras e manchinhas.

Caso você não esteja tão familiarizada com esses produtos, vale a pena praticar a make alguns dias antes do casamento, pois usar maquiagens de tons diferentes aos do rosto ou exagerar na quantidade te farão chamar atenção pelo excesso, e não é isso que queremos, né?

Mulher passando maquiagem
Crédito: iStock | andresrPara garantir uma maquiagem inteira durante toda a festa, é essencial ter uma pele bem preparada

Para ajudar você a evitar erros na hora da produção, que tal aprender como fazer maquiagem para casamento de acordo com sua presença na celebração? Confira algumas dicas que a Catraca Livre Estilo listou:

Noiva

Se você for a noiva, já sabe que atrairá todos os olhos da festa, afinal, a produção mais aguardada da celebração com certeza será a sua, independentemente do estilo ou tamanho do evento.

Segundo a tradição, tanto o look quanto a maquiagem da noiva, apesar de sofisticados, não são exagerados, sendo usadas cores claras e pasteis, como tons rosados e champagne, que normalmente deixam a produção mais romântica e natural.

Como normalmente a noiva sobe ao altar com um penteado elaborado, acessórios e, claro, um vestido que se destaca, uma make com poucas cores e detalhes sutis deixa tudo mais discreto, como no tutorial da youtuber Niina Secrets, que a fez a maquiagem do próprio casamento. Olha só:

Para quem quiser algo mais forte e marcado, a melhor opção é explorar a área dos olhos, onde há mais espaço para se trabalhar. Tons escuros misturados a cores metálicas e brilhantes ou a tons avermelhados são ótimas combinações, pois não fogem das tradicionais maquiagens de casamento e mesmo assim dão um toque moderno.

Nesse quesito, quem pode dar algumas dicas é a blogueira Alice Salazar, que usou marrom, vermelho, preto e glitter na composição de sua maquiagem de noiva.

Madrinha

Há quem diga que as madrinhas devem tomar muito cuidado na hora de pensar no look e na maquiagem a serem usados no altar para não ofuscarem a produção da noiva.

Contudo, você tem a liberdade de usar as cores de sombra e batom que mais agradarem, levando sempre em consideração os tons do traje que estará vestindo.

No caso das madrinhas, não há regra: qualquer maquiagem pode ser servir como fonte de inspiração. Para mulheres que não querem pecar pelo exagero, Mari Maria explica passo a passo de uma produção chique, discreta e super fácil de ser reproduzida.

Se você gosta mesmo é de maquiagens extravagantes, existe uma infinidade de combinações de cores que combinarão com seu look.

Em um vídeo, Camila Coelho ensina como criar um “olhão” misturando tons arroxeados com azul e rosa, além de um glitter prateado finalizado com delineado gatinho. Veja o tutorial:

Não gostou de nenhuma das opções acima? Então veja como fazer uma maquiagem coringa, que pode ser reproduzida com qualquer cor de sombra combinada a um pouco de brilho.

No tutorial, a youtuber Rayssa Eckert colocou a mão na massa e criou uma versão da make usando uma única sombra rosa, que ganhou um toque de sofisticação com um super traço de delineador (perfeito para quem não tem muita prática em sua aplicação) e um batom de cor bem semelhante a dos olhos.

Convidada

A mais sortuda dessa lista é você, convidada, que não precisará gastar horas na frente do espelho pensando nos mínimos detalhes da produção. Será muito interessante, claro, se topar investir em uma make mais elaborada, mas que pode ser feita sem muitos planejamentos, deixando a intuição guiar.

Selecionamos três maquiagens clássicas, ensinadas pela blogueira Tetê Clementino, para você aprender e se inspirar na hora de produzir o visual do matrimônio. Lembre-se que você tem toda a liberdade para trocar as cores das sombras, batons e lápis, para exprimir sua identidade no look.


Por: Guilherme Prado

1 / 4
1
01:46
O que há por trás dos penteados da Sansa em Game of Thrones
Nada é por acaso. Cada penteado, roupa e cor utilizado por Sansa Stark de Game of Thrones tem um significado. …
2
01:02
Artista mostra a beleza das estrias e da menstruação
Os trabalhos de Cinta Tort tem como objetivo ressignificar temas tabus do corpo feminino, como as estrias, os mamilos e …
3
50s
Como transformar uma legging em uma uma blusa cropped
Aprenda a transformar uma calça legging em uma blusa cropped sem precisar costurar nada. Gostou? Deixe um like e siga …
4
04:41
DIY: Pulseiras das casas de Hogwarts
Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-lufa? Qual a sua casa de Hogwarts preferida? Aprenda a faze pulseiras inspiradas em cada uma …