Aprenda como fazer peeling com ingredientes da sua geladeira

Acne, manchas e rugas podem ser amenizadas com receitas caseiras que deixarão sua pele renovada

Por: Redação Comunicar erro

Se você sonha em amenizar a aparência de manchas, espinhas, cravos ou marcas de expressão do rosto, aprender como fazer peeling caseiro de maneira saudável e segura pode ser o caminho para conquistar esse objetivo.

O tratamento acelera a renovação celular feita naturalmente pelo corpo, eliminando o acúmulo de células mortas e o sebo das camadas superficiais da pele, o que auxilia na manutenção da hidratação, brilho, maciez e uniformização do tom da derme.

Você sofre com oleosidade excessiva no rosto? Então fique atento, pois estas dicas vão te salvar!

Além das versões caseiras, o peeling é realizado principalmente em clínicas de estética e pode ser feito de diferentes maneiras, com resultados específicos que variam de intensidade.

O peeling enzimático é muito usado para suavizar a textura da pele, pois age na quebra da queratina. Já o mecânico é feito com um aparelho que contem um diamante. O cristal lixa a superfície, promovendo uma super remoção de células mortas e a melhora na circulação sanguínea.

Muito utilizado em casa, o peeling físico é feito por meio de sabonetes que contenham pequenas esferas, as quais, em contato com a pele, promovem a renovação celular por atrito, limpando a oleosidade da derme.

Feito isso, você pode intensificar o processo com a aplicação de um peeling químico, que penetra mais profundamente. Contudo, o procedimento deve ser feito com a ajuda de um dermatologista, pois envolve ácidos geralmente.

Apenas um profissional indicará os melhores produtos para atingir seus objetivos, seja o clareamento de manchas, a diminuição de rugas ou o combate à acne. Para saber mais sobre o peeling profissional, assista ao vídeo da esteticista Patrícia Elias:

Como nem sempre sobram tempo e dinheiro para investir em tratamentos de clínicas de estética, é sempre bom ter alguns truques na manga para auxiliar os cuidados da pele.

As opções de peeling caseiro são bem mais econômicas, já que podem ser feitas com ingredientes comuns de casa. O procedimento deve ser feito uma vez por mês, de acordo com a renovação celular natural, que acontece a cada 28 dias aproximadamente.

Contudo, é bom lembrar que esses tratamentos alternativos são mais superficiais e não trazem resultados tão rápidos e perceptíveis como os profissionais. Mais do que dedicar um ou dois dias do mês para se cuidar, é necessário manter-se atento quanto às limpezas e hidratações diárias para atingir maiores benefícios.

Como o peeling envolve a remoção de células e a penetração pelas camadas da pele, a superfície tende a ficar muito mais sensível após o procedimento.

Por isso, é essencial que se lave muito bem o rosto antes da aplicação das máscaras para prevenir irritações ou possíveis infecções. Sempre dê preferência por sabonetes específicos para seu tipo de pele com função antisséptica.

Depois de passar pelo tratamento, enxágue tudo com água fria sem utilizar sabonetes, e, para finalizar, aplique soro fisiológico com um algodão por todo o rosto.

O fundamental é usar protetores solares, principalmente nos dias seguintes ao peeling, pois a pele estará mais vulnerável, o que pode piorar a situação das manchas caso você não tome os devidos cuidados.

Mulher fazendo peeling
Crédito: iStock | Antes de decidir qual peeling fazer, entenda as especificidades e necessidades da sua pele

Para você que deseja ter uma pele menos oleosa, sem marcas de acne e com manchas menos perceptíveis, a Catraca Livre Estilo selecionou 6 maneiras de como fazer peeling em casa, que vão facilitar sua vida na hora dos cuidados de beleza.

Olha só!

  • Aspirina e vinagre branco

Pegue um potinho de vidro e coloque no microondas por alguns segundos apenas para aquecê-lo. Depois, amasse dois comprimidos de Aspirina e misture a uma colher bem cheia de vinagre de maçã, de preferência orgânico.

Acrescente uma colher de chá de óleo de coco, que amolecerá no recipiente quente, e a receita está pronta!

O ácido acetilsalicílico presente no comprimido combate as bactérias da acne, controla a oleosidade e abaixa as inflamações, o que ajuda no clareamento das manchas. Já o vinagre atua na recuperação da pele enquanto o óleo de coco auxilia na nutrição e hidratação.

  • Açúcar e azeite de oliva

Enquanto o azeite é usado para hidratar as camadas mais profundas da pele, o açúcar entra na receita como agente esfoliante para renovar as células e eliminar pequenas impurezas.

As medidas da receita não são fixas e podem variar de acordo com a textura do gosto de cada um. Após misturar os ingredientes até formar uma pasta homogênea, aplique delicadamente o peeling por todo o rosto, fazendo movimento circulares.

Azeite e açúcar
Crédito: iStock | professor25 | usergi15966731Enquanto o azeite age na pele como peeling químico, o açúcar atua como físico
  • Pepino e leite

Em um liquidificador, bata a casca de um pepino com algumas colheres de leite. Em seguida, passe a mistura no rosto e aguarde 20 minutos. O pepino tem funções anti-inflamatórias e ajuda à reduzir a retenção de líquido, além de estimular a circulação sanguínea.

  • Aveia e iogurte natural

Esta receita é ideal para quem quer se livrar de manchinhas, pois os pequenos flocos de aveia agirão na remoção das camadas superficiais, onde a concentração de melanina é maior.

Misture uma colher de sopa de aveia em flocos a outra de iogurte natural até formar uma pastinha. Passe no rosto em movimento circulares durante 3 minutos, dando atenção às áreas com mais marcas.

Peeling com borra de café
Crédito: iStock | jitchanamontA borra de café age na pele como peeling físico
  • Borra de café

Aquele restinho de café que sobrou no coador será seu melhor amigo na hora de ativar a circulação e remover machas. E não há segredos nesta receita!

Após lavar o rosto com água morna para abrir os poros, massageie delicadamente a borra de café na pele, deixando agir por um minuto e meio. Evite passar o pó na região dos olhos, pois a pele da área é mais sensível.

  • Aveia, mamão e azeite de oliva

Perfeita para quem sobre com espinhas e cravos, esta máscara ajuda na desobstrução e limpeza dos poros, reduzindo a oleosidade da pele e o aparecimento de acnes.

Em uma tigela, coloque três colheres de sopa: uma de aveia em flocos, outra de mamão amassado e, por fim, uma de azeite de oliva. Na pele úmida, aplique a máscara dando preferência às regiões onde a oleosidade é maior, como queixo, testa, nariz e bochechas, fazendo sempre movimentos circulares.


1 / 4
1
01:46
O que há por trás dos penteados da Sansa em Game of Thrones
Nada é por acaso. Cada penteado, roupa e cor utilizado por Sansa Stark de Game of Thrones tem um significado. …
2
01:02
Artista mostra a beleza das estrias e da menstruação
Os trabalhos de Cinta Tort tem como objetivo ressignificar temas tabus do corpo feminino, como as estrias, os mamilos e …
3
50s
Como transformar uma legging em uma uma blusa cropped
Aprenda a transformar uma calça legging em uma blusa cropped sem precisar costurar nada. Gostou? Deixe um like e siga …
4
04:41
DIY: Pulseiras das casas de Hogwarts
Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-lufa? Qual a sua casa de Hogwarts preferida? Aprenda a faze pulseiras inspiradas em cada uma …