Como limpar esponjas e pincéis de maquiagem no microondas

Por: Redação | Comunicar erro

Quem está acostumado a se maquiar normalmente encontra instrumentos e truques para deixar a maquiagem mais simples no dia a dia, desenvolvendo, inclusive, técnicas de como limpar esponjas e pincéis usados na aplicação de bases e corretivos.

Contudo, o uso constante dessas ferramentas gera o acúmulo de produtos antigos, além de oleosidade da pele e milhares de bactérias. Por isso, a higienização dos utensílios é essencial para deixar a pele saudável e aumentar a durabilidade deles.

Os fãs de maquiagem sabem como é difícil limpar por completo esponjas e pincéis, que, não raramente, ficam duros pelo excesso de bases e corretivos acumulados entre cerdas e buraquinhos.

Por isso, o Catraca Livre Estilo preparou uma lista com dicas indispensáveis para você que não quer perder tempo na hora de higienizar seus objetos de beleza.

Limpeza de pincel com esponja e shampoo neutro
  • Limpando pincéis

Shampoo neutro: molhe bastante as cerdas do seu pincel, tentando deixar o cabo seco, para não estragar com o tempo de uso. Coloque o produto em uma esponja comum e esfregue bem os pelinhos do objeto. Repita o processo até sair todo o resíduo.

Sabonete antibacteriano em barra: esfregue o pincel molhado na própria barra de sabonete até fazer espuma. Enxágue e repita o processo quantas vezes forem necessárias.

Demaquilante: em um recipiente, coloque o pincel de pé e complete com a quantidade necessária de demaquilante ou água micelar até atingir a altura das cerdas. Deixe de molho por 15 minutos e enxágue.

Após realizar um dos processos acima, espalhe os pincéis sobre uma toalha e deixo-os secando naturalmente. Não use secadores de cabelo ou o calor do Sol para agilizar a secagem, pois as cerdas ficarão danificadas.

Coloque álcool em um borrifador e espirre um pouco sobre os utensílios para eliminar as bactérias que sobreviveram à limpeza.

Limpeza de esponja de maquiagem com água e detergente no microondas
  • Limpando esponjas

Microondas: coloque um pouco de detergente em um copo e complete com água, misturando bem. Em seguida, mergulhe sua esponjinha encardida na solução e leve ao microondas por 1 minuto. Com a ajuda de um pano ou uma luva, retire o recipiente, espere esfriar e enxágue a esponja. Se necessário, repita o processo.

Assim como os pincéis, as esponjas podem ser higienizadas com shampoos neutros ou sabonetes antibacterianos. Contudo, as duas técnicas exigem muito mais tempo e o resultado, apesar de bom, não é tão satisfatório quanto o o processo feito com a ajuda do microondas.

Se você ainda tem dúvidas em relação à limpeza de pincéis e esponjas de maquiagem, confira um vídeo da blogueira Bianca Camargo, no qual ela explica com mais detalhes todos os processos.


  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:07
Truques de beleza que podem dar bem errado
Alguns truques "mágicos" e baratos podem ter consequências para a saúde.
2
02:16
Dicas para ter cabelos coloridos impecáveis
Madeixas de cores irreverentes e vibrantes exigem muitos cuidados especiais. Veja algumas orientações para ter cabelos coloridos e bem cuidados.
3
01:04
Camila Coutinho dá dicas incríveis de beleza
Na São Paulo Fashion Week, Camila Coutinho revelou quais produtos de beleza não podem faltar em sua necessaire de maquiagens.
4
01:29
Mulher transforma roupas velhas em peças modernas e estilosas
Nas mãos de Sarah Tyau, roupas velhas e peças sem utilidade ganham novas funções após transformações criativas e cheias de …
5
01:19
Tatuagens que brilham na luz negra são tendência mágica
As tatuagens feitas com luz fluorescente brilham quando expostas à luz negra – um efeito simplesmente deslumbrante.
6
01:31
Dicas de beleza que vão transformar sua vida
7
01:56
‘Rapunzel russa’ faz sucesso no Instagram por nunca cortar o cabelo
A russa Dashik Gubanova está sendo chamada de 'Rapunzel do Instagram' por causa de seus longos cabelos. Com madeixas quase …
8
02:38
Sangue de unicórnio para você desfilar por aí
Aprenda como fazer um colar de sangue de unicórnio.