Saiba como usar argila no rosto e cabelo, seus tipos e benefícios

Aprenda como combater a acne ou o envelhecimento precoce com argilas de diferentes cores

Formada a partir da alteração de rochas, a argila é composta por partículas minúsculas de minerais e pode ser encontrada próxima a rios, nas margens e barrancos. Na indústria da beleza, é muito comum o uso do material em tratamentos estéticos da pele e do cabelo, mas aí bate aquela dúvida: como usar argila da maneira correta?

O composto é encontrado nas cores verde, branca, vermelha, amarela, rosa, cinza e preta, sendo cada uma delas usada para alcançar diferentes resultados. A argila é rica em ferro, cobre, silício, magnésio e sódio, que auxiliam na redução da acne, absorção de toxinas, redução da oleosidade e melhora da circulação sanguínea.

Como usar argila no rosto e no cabelo
Crédito: iStock | VoyagerixAprenda a maneira mais correta e saudável de como usar argila na pele e no cabelo

Para quem sofre com cravos e espinhas ou caspas e queda de cabelo, a argila verde é a melhor opção! Rico em sais minerais, o tipo reduz o excesso de oleosidade da pele e do couro cabeludo, contando com funções anti-inflamatórias, adstringentes, tonificantes, secativas e cicatrizantes.

Desacelerar o envelhecimento da pele é um sonho para todo mundo, né? Nesse caso, as argilas amarela e vermelha são excelentes, pois atuam na renovação e respiração celular, além de promoverem uma super hidratação que auxilia na manutenção da elasticidade.

Já as argilas branca e cinza são comumente utilizadas no clareamento de pele e no controle da seborreia capilar, pois, além de diminuir a oleosidade, têm ação cicatrizante e antioxidante, assim como propriedades que absorvem a irradiação solar, o que é muito bom para pessoas expostas excessivamente ao Sol.

A argila rosa nada mais é do que uma mistura das vermelha e branca, o que une a potência de ambas, sendo indicada para peles e couros cabeludos sensíveis, afinal ela fornece minerais importante para manter as células saudáveis e, assim, deixar o rosto brilhante.

Por último, a argila preta! Ela é considera a melhor e mais nobre de todas, devido à sua origem de lama vulcânica. Como agente rejuvenescedor, ajuda a combater efeitos do estresse e promove um super detox da pele e do cabelo, indicada principalmente a pessoas que produzem muito sebo e óleos.

Tipos e cores de argila
Crédito: iStock | VoyagerixCores variadas de argila

Depois que você conheceu os tipos do pozinho e suas especificidades, é hora de escolher o que melhor combina com suas necessidades e aprender como usar argila. Apesar das cores serem diferentes, o método de aplicação não muda!

Inicialmente, em um recipiente de vidro, misture aproximadamente uma colher de sobremesa cheia de argila à outra colher de sobremesa de soro fisiológico, água termal ou mineral (evite água da torneira ou mesmo filtrada).

As quantidades de ingredientes variam para cada área do corpo. Se, além do rosto, você quiser aplicar a máscara no pescoço e colo (o que é uma ótima ideia), aumente as proporções aos poucos.

Para misturar, opte por colheres ou espatulas de plástico ou madeira, nunca de metal, para evitar a perda das ações dos mineiras.

Como usar argila no rosto e no cabelo
Crédito: iStock | VoyagerixAprenda a maneira mais correta e saudável de como usar argila na pele e no cabelo

Antes da aplicação, é importante lavar muito bem o rosto e as mãos com o sabonete apropriado para seu tipo de pele. Se for aplicar no couro cabeludo, lave o cabelo com um shampoo neutro sem condicionares.

Inicie o processo passando a argila na região escolhida com uma das ferramentas recomendadas ou os dedos. A máscara seca bem rapidamente, dando um efeito de lifting, ou seja, criando o efeito de uma pele está mais esticada e levantada.

Para retardar a secagem e aproveitar ainda mais os benefícios da argila, borrife levemente o líquido utilizado na receita quando sentir que a máscara está muito seca, o que a manterá úmida e eficaz por mais tempo.

Depois de 15 ou 20 minutos, deixe a mistura secar por completo e faça movimentos circulares com os dedos para removê-la, o que promoverá uma esfoliação. Em seguida, lave o rosto normalmente e aplique um hidratante.

Como usar argila no rosto e no cabelo
Crédito: iStock | VoyagerixAprenda a maneira mais correta e saudável de como usar argila na pele e no cabelo

Uma boa dica é incluir outros ingredientes na máscara para potencializar os resultados oferecidos pela argila.

Caso você queira combater a acne e a oleosidade excessiva da pele e do cabelo, acrescente três gotas de óleo essencial de alecrim, que têm função antibactericida e anti-inflamatória.

Já para tratamentos de desaceleração do envelhecimento, o ideal são os óleos de coco, rícino, rosa mosqueta ou castanha doce, que promovem uma hidratação mais intensa e profunda.

Na hora de comprar a argila, fique atento à procedência do produto. Dê preferência por lojas de cosméticos ou produtos naturais, que oferecerão opções de qualidade específicas para procedimentos estéticos, que são vendidas entre R$30 e R$50.

Como usar argila no rosto e no cabelo
Crédito: iStock | VoyagerixAprenda a maneira mais correta e saudável de como usar argila na pele e no cabelo

Se acredita que fará muita sujeira na sua casa apostando nas máscaras de argila, teste pelo menos uma vez! Você vai se surpreender com a praticidade, afinal o processo exige poucos ingredientes e minutos de ação.

Caso você não mude de ideia, tudo bem! É possível encontrar em farmácias, mercados e lojas especializadas algumas opções de cosméticos, como cremes e máscaras prontas, que têm como base a argila. Ou seja, não há desculpas para não investir em uma pele mais nutrida, sequinha e desintoxicada.


Compartilhe: