CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

9 produtos de casa que vão turbinar seus shampoo e condicionador

Saiba como aproveitar a hora do banho para tratar da saúde e beleza do seu cabelo

Por: Redação

Apesar da paixão por cabelos tomar conta de muitos de nós, algumas pessoas não têm todo o tempo do mundo para se preocupar com cuidados das madeixas para além da hora do banho.

Investir em produtos que deem conta de tratar dos fios durante a lavagem são boas alternativas, contudo, alguns deles não dão conta de garantir a saúde e beleza do cabelo por si só. Por isso, que tal aprender a turbinar seus shampoos e condicionador para dar mais vida às suas madeixas?

Antes de acrescentar qualquer produto aos seus cosméticos, é bom ficar ligado para não alterar as fórmulas originais dos shampoos e condicionadores, que, além de perderem seus benefícios, podem agir da maneira contrária, deixando de proporcionar melhoras ao cabelo.

O primeiro ingrediente que promete milagres nas madeixas é o mel. Conhecido por ajudar na recuperação de fios quebradiços e porosos, principalmente danificados pela química, ele é um potente hidratante, que auxilia na nutrição e recuperação do cabelo.

Ao incluí-lo em sua rotina de beleza, evite o contato com o couro cabelo e não coloque-o diretamente na embalagem do condicionador. A melhor opção é levar o ingrediente em um recipiente até o banho, adicionar o produto e misturar com os dedos antes e durante a aplicação. Em seguida, enxágue bem.

Mel
Crédito: IStock / luckybusinessMel

Por não conter álcool, corante ou fragrâncias em sua composição, Bepantol é um item frequentemente usado na hidratação do cabelo, deixando-o super brilhante e macio.

A melhor maneira de usá-lo é em sua versão líquida, já que facilita a aplicação. O produto conta com propriedades higroscópicas, que estimulam à retenção de água, mantendo, assim, os fios hidratados. Além disso, o medicamento é produzido a partir do Dexpantenol, uma Pró-Vitamina B5 importantíssima para nutrição.

Nesse caso, ao invés de misturá-lo ao shampoo ou condicionador, opte por aplicá-lo assim que terminar a lavagem, nas madeixas ainda úmidas.

Para evitar a queda de cabelo, a caspa e a oleosidade excessivas, um truque já usado há muito tempo pelas pessoas mais velhas é colocar cebola crua no shampoo.

Você deve cortar o alimento em pedaços médios ou pequenos e acrescentar diretamente ao cosmético. Para obter resultados, a mistura deve ficar em repouso por pelo menos 10 dias até que a cebola solte seu suco natural, um poderoso antibacteriano que ajuda na limpeza do couro cabeludo.

cebola picada
Crédito: @fotografiabasica/iStockCebola picada

No mesmo frasco em que você colocar a cebola, se quiser deixar a turbinada ainda mais a receita, acrescente um punhado de cravos e outro de alecrim à mistura.

O primeiro, por contar com ômega 3, ferro, potássio, cálcio e diversas vitaminas, auxilia na revitalização e fortificação dos fios, enquanto o segundo ajuda na ativação da corrente sanguínea, tornando-se super benéfico ao couro.

Para evitar que o cravo e o alecrim se misturem ao cabelo ou entupam a saída da embalagem, faça uma trouxinha com todos os ingredientes usando um pedaço de gaze e linha de costura para amarrar.

Cravos e alecrim
Crédito: IStock / xxmmxxCravos e alecrim

Caso você consiga reservar um dia da semana para cuidar um pouco mais das madeixas, dois ingredientes usados antes da lavagem prometem maravilhas aos fios. Por conter cafeína, o café acelera a corrente sanguínea, ajudando na reestruturação dos bulbos capilares e na limpeza do couro.

Para usá-lo, misture duas colheres de sopa de borra de café ao um creme de sua preferência e esfregue na cabeça antes do banho. Faça uma pequena esfoliação na raiz com a mistura e, depois de esperar 15 minutos, lave o cabelo normalmente.

O outro ingrediente é o azeite de oliva, que, rico em ácidos graxos essenciais, promove o crescimento saudável, garantindo volume e força às madeixas. Para usá-lo, aplique um pouco do óleo ao longo dos fios, sem encostar no couro, e deixe agindo por 15 minutos. Depois, enxágue e lave bem para remover os resíduos.

borra de café e azeite de oliva
Crédito: IStock / jitchanamontBorra de café e azeite de oliva

Quem procurar resultados mais rápidos e potentes, a melhor alternativa é investir em óleos essenciais ou ampolas de tratamento capilar.

Ambas as opções são encontradas facilmente em farmácias e lojas de cosméticos, e podem ser acrescentadas diretamente a shampoos ou condicionadores, para acelerar a aplicação e facilitar sua vida.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.