Aprenda as técnicas de corte para preparar corretamente os alimentos

Por: Catraca Livre

Técnicas de cortes é parte da base da culinária italiana e mundial. Elas influenciam diretamente no sabor do prato e por isso é extremamente importante entender cada tipo de corte, suas aplicações e treinar bastante, afinal é uma técnica que se aprende com tempo e prática.

Cada tipo de corte tem aplicações diferentes na culinária. Enquanto um corte em pedaços maiores, como a Macedônia, são ótimos para sopas e caldos por liberarem o sabor aos poucos, cortes menores com maior superfície de contato, como a Brunoise ou Mirepoix, rapidamente liberam sabor para a preparação. Conhecer a técnica é justamente importante para estar coerente com a preparação do prato e melhor aproveitamento dos alimentos.

Em mais uma etapa do Curso de Gastronomia básica do SambaCooking, o chef Emmanuele Cucchi explica as técnicas de cortes clássicos da culinária italiana para os alunos se prepararem para executar os pratos com muito mais qualidade.

Ele ressalta que é importante praticar para que os cortes sejam uniformes. Além de ser uma questão estética importante, afinal a aparência do prato é parte relevante da culinária e precisa ser harmonioso mostrando capricho, cortes uniformes também são fundamentais para que os alimentos tenham um cozimento por igual. Cortes irregulares farão com que os menores cozinhem primeiro e quando os maiores estiverem no ponto correto, os anteriores já terão passado do ponto.

Portanto, conheça bem sua receita, entenda o porquê de usar determinado corte e o execute com perfeição. Não se esqueça de usar os utensílios corretos e preparar sua bancada.

Para mais aulas e receitas em vídeo, acesse o canal SambaCooking.

Compartilhe: