Guloseimas saudáveis: receita de cookie de chocolate sem glúten
Alimentar as crianças de maneira saudável é um desafio enorme para os responsáveis. Os pequenos estão expostos a um universo de guloseimas cheias de açúcar e gordura. Uma boa maneira de começar o ano é fazer algumas substituições nas receitas de doces e bolos.
Segundo a chef de cozinha Paula Rosignoli, da Pra Lá de Bom – Delícias Sem Glúten, existem alternativas que podem ser utilizadas para proporcionar uma alimentação mais saudável. “ A farinha de trigo, por exemplo, pode ser substituída por farinhas integrais de arroz, de chia, por quinoa em flocos ou por um mix de farinhas sem glúten, que podem ser encontradas em supermercados.
“O açúcar também faz toda a diferença quando o assunto é benefício para a saúde: Em minhas receitas, uso açúcar demerara orgânico ou açúcar de coco. Já o chocolate 50% e o cacau são perfeitos para os recheios e coberturas”, sugere Paula.
Uma das especialidades da chef é o cookie de chocolate belga sem glúten, um biscoito saboroso e sofisticado, rico em potássio – nutriente que garante o bom funcionamento do coração, pressão arterial, equilíbrio nos músculos e prevenção de cãibras. Confira como é simples preparar:
- Estes 7 alimentos vão melhorar a sua saúde, segundo a ciência
- Pão faz mal? Mitos e verdades sobre seu impacto na alimentação
- Delicioso e sem glúten! Conheça 8 receitas incríveis de pães e bolos que não levam farinha de trigo
- Vontade de um docinho? Veja 13 receitas de bolo de chocolate simplesmente irresistíveis
Ingredientes
11og de manteiga ghee
200g de açúcar demerara (ou açúcar de coco)
180g de chocolate (para uma receita saudável, priorize os que tiverem, pelo menos, 50% cacau)
2 g de café solúvel
5 g de extrato de baunilha
1 g de sal marinho
2 ovos
130 g de Farinha Preparada sem glúten:
30 g de Cacau
5 g de Fermento Pó Químico
Modo de fazer
Derreter o chocolate picado no microondas em potência média por 1 minuto. Retirar e mexer. Colocar mais 30 segundos e mexer novamente. Repetir até derreter por completo. Colocar o café e o cacau. Deixar amornar a mistura e misturar a manteiga com o açúcar usando o “fouet”, até esbranquiçar.
Depois, acrescentar a mistura chocolate-café-cacau. Em seguida, o sal e o extrato de baunilha. Juntar os ovos um a um, apenas misturando bem, sem bater. Acrescentar a farinha preparada, misturando bem. Por último colocar o fermento em pó.
Sobre uma folha de papel manteiga, colocar com uma colher 12 porções de massa afastadas de 8 a 10 centímetros umas das outras. Assar por 15 a 20 minutos a 160 graus centígrados.
Leia mais: