Nutricionista ensina 2 receitas light para as festas de fim de ano

Por: Redação

O ano está acabando e começam as várias celebrações que marcam o período. Se você não quer enfiar o pé na jaca e manter a dieta, seja nas ceias familiares, reuniões com amigos ou até mesmo na festa da firma, é possível optar por pratos light sem perder o gostinho tradicional.

“O importante é manter o foco sem deixar de aproveitar a festa”, diz a Dra. Glaucia Figueiredo Justo, nutricionista da Policlínica Granato, que criou receitas para seus pacientes preocupados em servir opções mais fit para a família. Uma deliciosa rabanada assada e salada de lentilha com amêndoas são as indicações dela. Confira:

Rabanada assada

Ingredientes
3 pães francês em fatias dormidos cortados
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de adoçante para forno e fogão
1 colher (chá) de baunilha
1 ovo inteiro
1 clara

Ingredientes para polvilhar
1 colher (sobremesa) de canela em pó
2 colheres (sobremesa) de leite em pó desnatado
1 colher (sobremesa) de adoçante em pó

Mão na massa
Mergulhe as fatias do pão, uma a uma, no leite misturado com o adoçante e a baunilha. Depois passe no ovo batido junto com a clara. Arrume as fatias em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno alto, previamente aquecido até o pão dourar (vire dos dois lados). Retire do forno, misture a canela, o adoçante, o leite em pó e polvilhe as fatias de pão.

Salada de lentilha com amêndoas

Ingredientes

Molho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de salsa

Salada
1 concha média cheia de lentilha crua
½ unidade média de pepino
½ unidade média de cenoura crua
4 unidades pequenas de rabanete
8 unidades de tomate cereja
1 unidade de limão
Pimenta do reino em pó a gosto
10 unidades de amêndoas torradas sem sal
200 gramas de agrião
Sal refinado a gosto

Mão na massa
Em uma panela cozinhe a lentilha até ficar al dente. Tempere a lentilha com os ingredientes do molho (azeite, vinagre, sal e salsa). À parte, junte o pepino, a cenoura, o rabanete (todos cortados em cubos) e o tomate cereja e tempere com sal, limão e pimenta. Acrescente as amêndoas e junte tudo à lentilha. Em um prato ou saladeira, coloque o agrião e, por cima, os outros ingredientes. Sirva.

[tab:END]

A Policlínica Granato possui três unidades no Rio de Janeiro (Tijuca, São Conrado e Madureira) e oferece consultas que podem ser até 70% mais baratas se comparado a preços de atendimento particular. O contato é pelo telefone (21) 3251-8103 ou e-mail agendamento@policlinicagranato.com.br.

Compartilhe: