Páscoa: 6 receitas inspiradas na tradição de várias culturas
A Páscoa é uma festa cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Entre os Judeus, representa a fuga do Egito e da escravidão. Já para os povos Germânicos antigos, a data também estava ligada à chegada da primavera no hemisfério norte. Em comum essas celebrações tem a questão da mudança e ressurgimento.
Com a ajuda dos professores Maurício Lopes, da Universidade Anhembi Morumbi, e Sandro Dias, do Centro Universitário Senac, o Estadão reuniu os Pratos icônicos da Páscoa ao redor do mundo.
O Catraca Livre traz algumas receitas, em parceria com o Minha Vida, para você reproduzir os pratos mais comuns desta data ao redor do mundo:
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
1-Torta Pasqualina: Receita italiana, de Gênova na região de Ligúria. Leva ovo cozido, reforçando a ideia de renascimento da Páscoa, mas também serve para comemorar a chegada da primavera. Geralmente é servida dividida em doze pedaços, representando os apóstolos.
Veja a receita.
2- Colomba Pascal: Também típica da Itália, servida após o almoço. Tem o formato de uma pomba, símbolo universal da paz.
3-Bacalhau: É tradicional em Portugal, França, Espanha e Brasil.
Posta de bacalhau grelhado com ervas
4- Torrija: De origem espanhola, é a nossa rabanada. Por lá o prato é comum na Páscoa, enquanto por aqui comemos no Natal. O doce também é conhecido como torreja ou torradetes de Santa Teresa, na Catalunha.
Aprenda a fazer rabanada de forno ou a Rabanada Churros
5- Bolo Simnel: Prato típico inglês, leva frutas secas, amêndoas, gengibre, raspas de limão e marzipã – no recheio e por cima.
No Estilo Inglês: Bolo Caramelizado de Laranja com Amêndoas
6- Bolo Folar: Destaque na páscoa portuguesa, sendo um prato doce ou salgado, dependendo da região.
Bolo salgado