Este é o motivo pelo qual você simplesmente não deve jogar fora a água do macarrão
Amido liberado pelo macarrão substitui carboidrato da farinha de trigo ou maizena
Possivelmente a receita mais rápida e fácil da culinária em geral, o macarrão é um prato cujo preparo se resume a três pontos elementares: cozinhá-lo em água fervente, escorrer a água na pia e, por último mas não menos importante, envolver a massa no molho de sua escolha.
Embora despejar a água do cozimento da massa seja considerado um hábito comum, o líquido pode ser reaproveitado em outras preparações, não apenas para evitar desperdícios, mas também para melhorar diversas receitas.
Por que não desperdiçar a água do macarrão?
Além da quantidade usada para cozinhar a massa, outro motivo reforça a importância da reutilização da água do macarrão: a riqueza em amido e o sabor.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Isso porque, segundo especialistas, o macarrão é um alimento rico em amido, que, ao ser envolvido na água fervente, libera o carboidrato na panela. Enquanto o sal consegue acrescentar mais sabor a eventuais novas receitas.
É comum que essas receitas peçam por água na composição, como por exemplo no preparo de pizza ou pão. Essa água pode, além de conferir um sabor natural ao novo prato, contribuir para o crescimento das massas.