Rabanada na Air Fryer: delícia de Natal com menos óleo e muito sabor

Com a aproximação do Natal, muitas famílias já começam a organizar o cortejo das receitas tradicionais que ornamentam a mesa nessa época. Uma das iguarias que mais desperta o paladar dos brasileiros é a rabanada.

Porém, há quem resista à tentação por conta do método de preparo usual, que consiste em submergir o pão em óleo fervente. Mas, calma! Existe uma alternativa saborosa e com um aspecto bem mais sequinho! Hoje, você vai aprender a preparar rabanada na Air Fryer.

Rabanada de Natal na Air Fryer: aprenda a fazer
Créditos: Divulgação
Rabanada de Natal na Air Fryer: aprenda a fazer

Se você não conhece, as AirFryers são modelos de fritadeiras elétricas que surgiram como uma alternativa para quem deseja cozinhar de modo mais saudável, prático e rápido. Esses aparelhos funcionam por meio da circulação de ar quente, o que permite cozinhar sem a necessidade de usar óleo. Agora, que tal colocar a mão na massa e seguir a nossa receita especial para rabanadas na Air Fryer?

Ingredientes para a rabanada na Air Fryer

  • 3 unidades de pão francês amanhecido
  • 1 xícara de leite integral
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 2 unidades de ovo
  • 1 unidade de açúcar refinado a gosto
  • 1 unidade de canela a gosto

Modo de preparo

  1. Corte os pães em fatias grossas, de aproximadamente 2 cm.
  2. Num recipiente misture bem os ovos, adicione o leite e o leite condensado e misture.
  3. Mergulhe as fatias de pão nessa mistura, escorra o excesso, e coloque na cesta da AirFryer.
  4. Ligue à 200ºC e deixe por 7 minutos, vire as rabanadas e deixe mais 7 minutos. Se não ficarem douradinhas deixe mais tempo.
  5. Num recipiente misture o açúcar com um pouco de canela.
  6. Retire da AirFryer e passe as rabanadas na mistura do açúcar. Agora é só servir.

Por que preparar a rabanada na Air Fryer é uma boa ideia?

A primeira e mais evidente razão é a saúde. As rabanadas prepareadas na Air Fryer são significativamente menos calóricas e gordurosas que a versão tradicional. Este método de preparo utiliza da circulação de ar quente para cozinhar os alimentos, eliminando a necessidade de óleo e, consequentemente, reduzindo as calorias. Além disso, esse eletrodoméstico economiza tempo, já que o processo de fritura é mais rápido do que em uma panela convencional.

Outro ponto que vale a pena mencionar é a praticidade. Não há necessidade de ficar de olho na panela para evitar que o óleo vaze ou respingue. É só ajustar o tempo e a temperatura, que a fritadeira cuida do resto. Resumindo, é um jeito mais fácil, prático e saudável de preparar sua rabanada nesse Natal. E então, pronto para tentar?