Últimas notícias:

Loading...

Receita descomplicada de quindim para comer ainda hoje

O quindim é um dos doces portugueses mais tradicionais e tem nas gemas de ovo o seu componente principal; veja como fazer!

Esse doce português presente em praticamente toda padaria tem uma história tão cativante quanto seu sabor. O quindim é uma iguaria muito saborosa, cujo preparo pode parecer complexo, mas precisa de apenas alguns truques e dicas para ficar sensacional.

Confira mais sobre este doce e também aproveite nossa receita para preparar o seu próprio quindim.

Boa leitura!

quindim
Crédito: Ricardo Alves/istock Quindim, das padarias para sua casa em uma versão mais fácil e deliciosa

Quindim – o doce dos conventos portugueses

Como pastel de Belém, outro confeito português famoso, o quindim também é um doce que usa a gema como ingrediente principal, e há um bom motivo para isso.

Reza a lenda que esses doces surgiram da criatividade das freiras, pois usavam as claras dos ovos para engomar as golas, barras e mangas das suas vestes e também dos padres. Com isso, sobravam um montão de gemas, então para não desperdiçar, usavam a criatividade para fazer criações até hoje adoradas, como o pastel de Belém e a estrela da receita de hoje, o quindim.

Na versão original, o doce era chamado de brisa de lis ou doce conventual e levava amêndoas. Mas com a chegada ao Brasil,  as cozinheiras escravas africanas usaram a criatividade e colocaram o coco para adaptar o preparo às condições brasileiras, e assim surgiu o doce mais próximo aos moldes que é hoje.

O Quindim no Sítio do Pica Pau

Para quem conhece a obra de Monteiro Lobato, seja pelos livros ou pelo programa de TV, lembra do grande rinoceronte falante, batizado pela boneca Emília, chamado Quindim, que apesar de todo seu tamanho, era um doce de pessoa.

E isso conecta-se bem com a origem do nome do doce aqui no Brasil, que fora batizado pelas escravas africanas que mencionamos acima. Para diferenciar o doce variante de brisa de lis, resolveram chamá-lo de quindim em sua língua nativa, que significa algo como dengo ou encanto, em alusão à  sua delicadeza.

Então, todas essas características têm bases históricas longas, que ajudaram essa iguaria a chegar até nós, e agora podemos compartilhar com você a receita perfeita para fazer um delicioso quindim caseiro.

Quindim caseiro

Ingredientes:

  • Coco ralado 50 gramas
  • Açúcar 270 gramas
  • Manteiga 2 colheres (sopa)
  • Ovo 3 unidades
  • Gema de ovo 6 unidades
  • Ingredientes para preparar as forminhas:
  • Açúcar refinado 1 xícara (café)
  • Margarina a gosto

Como fazer:

  • Prepare as forminhas: Unte cada forminhas com óleo ou margarina e polvilhe com açúcar.
  • Arrume-as sobre uma assadeira e reserve.
  • Sugestão: Ligue o forno em 180°C (temperatura média) para aquecer e ponha +/- 2 litros de água para ferver.
  • Prepare os quindins: Numa tigela misture a margarina com o açúcar até ficar bem homogêneo.
  • Não precisa ficar cremoso.
  • Depois junte as gemas e misture mais um pouco.
  • Acrescente então os ovos inteiros, mexa novamente e por último junte o coco ralado.
  • Misture tudo muito bem e vire nas forminhas sem enchê-las completamente.
  • Asse os quindins: Os quindins devem ser assados em banho-maria, para isso coloque a assadeira no forno, na grade do meio para que eles assem uniformemente.
  • Coloque, então, cuidadosamente a água fervendo na assadeira, cuidando para que não respingue nas forminhas.
    A água deve cobrir até metade delas.
  • Deixe que os quindins asse por 30 minutos.
  • O tempo de cozimento pode variar de acordo com o forno e as forminhas.
  • Dica: Quanto mais o quindim assa, menor a camada brilhosa por cima e vice-versa.
  • Assim é preciso fazer uma vez, para poder avaliar se o tempo está correto ou não para o tamanho da forminha que está usando e também para o forno.
    Desenforme os quindins: Depois de assados, retire-os do banho-maria com a ajuda de uma ‘pinça’ para saladas e coloque em outra assadeira com água fria para cessar o cozimento.
    Passe uma faquinha na borda de cada forminha para ajudar a soltar os quindins e vire-os sobre uma forminha.

DICA: Lembre-se que os quindins são docinhos maiores e que forminhas pequenas para docinhos convencionais não servirão. Elas devem ser um pouco maiores e quando estiver soltando-as, passe os dedos por cada uma de forma a ‘abri-las’ um pouco, dando para comportar os quindins melhor.

RENDIMENTO: 20 unidades.

Faça variações do seu quindim

Quindim Tradicional
Quindim de Chocolate
Pudim de Quindim
Quindim Básico

Aproveite ao máximo as gemas

A clara em neve é um dos preparos mais utilizados na confeitaria e às vezes não sabemos o que fazer com as gemas.

O quindim já é uma ótima dica para usá-las assim como faziam no seu surgimento, mas não precisa se prender apenas a essa receita, pois há várias outras deliciosas para aproveitar as gemas.

Confira esses três preparos que a equipe CyberCook separou para você:

Creme Patissiere

Esse creme abundante na confeitaria francesa, também é chamado de creme de confeiteiro e seu preparo leva somente as gemas, para que fique numa consistência cremosa porém mais firme.

O seu preparo é bem simples, e com alguns passos você tem um creme delicioso para usar em vários preparos da confeitaria, experimente.

Creme Brulee

Poucos doces simbolizam a França tão bem quanto o creme brulée, que já foi retratado em muitos filmes. Comer um quando se visita Paris, é praticamente uma obrigação turística.

Nesta receita você aprende a fazê-lo em casa, aproveitando as gemas e fazendo aquela crosta deliciosa de ser quebrada com a colher.

Baba de Moça

Finalmente, o recheio famoso e saboroso, baba de moça, que vai muito bem em bolos, doces e sonhos.

O bom desse preparo é que você pode fazer o bolo usando as gemas para o recheio de baba de moça e a clara para cobertura, aproveitando assim 100% dos ovos.

E o principal: é uma delícia, experimente fazer em casa.

Aumente suas opções de confeitaria com o quindim

Apesar de não ser um doce tão simples, acreditamos que com esse passo a passo você seja capaz de fazer seu próprio quindim e assim aumentar seu portfólio de receitas de confeitaria e até fazer uma renda extra, se for o caso.

O ponto é que sempre pensamos em trazer receitas para tirar você da zona de conforto na cozinha, de um jeito prático e simples para desmistificar o ato de cozinhar.

Prepare esse quindim delicado e saboroso e mande as fotos para gente compartilhar no CyberCook.

Bom apetite.

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Compartilhe:

Tags: #Doce #Receita

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário CyberCook

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.