Tradição e Spaten: Oktoberfests tomam conta do mês de outubro com edições em Blumenau, SP e Santa Cruz do Sul

Além de ser uma das 6 cervejarias oficiais da Oktoberfest de Munique, Spaten é a cerveja oficial nas três principais festas no Brasil

Uma grande mesa, vários amigos reunidos e, claro, uma boa cerveja para brindar novas histórias. Dá pra dizer que essa cena combina com a Oktoberfest? Opa, se dá!

Mas só quem já presenciou de perto a maior festa cervejeira do mundo para entender que há muito mais para celebrar e aproveitar durante todo o mês de outubro.


Oktoberfest de Munique reúne mais de seis milhões de visitantes de todo o mundo
Créditos: iStock - @golero
Oktoberfest de Munique reúne mais de seis milhões de visitantes de todo o mundo

A começar pela maior de todas, a Oktoberfest de Munique. Criada pelo rei  bávaro Luís I para celebrar o seu casamento em 1810, a icônica celebração reúne mais de seis milhões de visitantes de todo o mundo.

Tradicionalmente, a festa abre os festejos no sábado depois do dia 15 de setembro com a cerimônia do “O’zapft is”, no qual todos os anos é feita a sangria do primeiro barril de cerveja Spaten pelo prefeito de Munique.

A sangria é seguida por um sinal de doze tiros, sinalizando que a cerveja pode agora ser vendida em todas as tendas pelas próximas duas semanas.

E o que era tradição lá, também passa a acontecer na maior Oktoberfest do Brasil, a de Blumenau. A segunda maior do mundo também irá realizar a mesma tradição, reforçando sua herança germânica e conexão com o berço das celebrações.

Afinal, se a Oktoberfest de Blumenau sempre foi reconhecida por todo o clima alemão – seja com a música ou a comida -, faltava ainda contar com uma cerveja tradicional de seu país de origem. Agora, com Spaten, como a bebida oficial da celebração no Brasil, não falta mais nada.

A cerimônia do “O’zapft is” abre a Oktoberfest de Munique, no qual todos os anos é feita a sangria do primeiro barril de cerveja Spaten pelo prefeito de Munique
Créditos: Divulgação
A cerimônia do “O’zapft is” abre a Oktoberfest de Munique, no qual todos os anos é feita a sangria do primeiro barril de cerveja Spaten pelo prefeito de Munique

Além de ser a cerveja oficial da Oktoberfest Blumenau 2022 e abrir o evento com a sangria de seu barril, Spaten preparou uma série de ações para celebrar o mês de outubro com muita cerveja. Na cidade catarinense, o evento acontece de 5 a 23 de outubro, e Spaten conta com um camarote especial (compre aqui seus ingressos), que traz pela primeira vez grandes atrações nacionais. 

Com dois andares, terraço, área de shows restrita e ambiente climatizado, o público poderá curtir as apresentações com exclusividade, assim como participar da festividade nos pavilhões, como ocorre nos camarotes dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.

A marca ainda prepara outros momentos únicos para as Oktoberfests que acontecem em São Paulo, entre os dias 7 e 23 de outubro, e em Santa Cruz do Sul, que ocorre de 6 a 9, 12 a 16 e 20 a 23 de outubro. 

Além disso, Spaten realizou recentemente uma série de experiências únicas, como biergartens proprietários em três grandes capitais do país (Brasília, Belo Horizonte e Recife), e ativações, como o Circuito de Bares Spaten.

Espalhado por todo o território nacional, ele acontece nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém, Recife, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Blumenau e Santa Cruz do Sul. Confira os locais aqui.

A primeira Munich Helles

Criada em 1397, na cidade de Munique, a Spaten é considerada uma das primeiras cervejas puro malte do mundo! Ela nasce antes mesmo da criação dos biergartens e da Oktoberfest no país e, por esse motivo, tem forte ligação com essas experiências ao ar livre. 

Como se não bastasse, a marca ainda é responsável pela criação do seu próprio estilo de cerveja: o Munich Helles, que tem um intenso sabor de malte e é fácil de beber.

A marca chegou ao Brasil em 2021 e trouxe consigo várias tradições alemãs. Tudo isso, destacando também as grandes mesas de madeira, ideais para compartilhar uma boa cerveja com os amigos, uma tradição que se mantém atual ao longo dos tempos. Assim como a própria Spaten.