O usuário e/ou senha digitados estão incorretos.

Crianças usam reaproveitamento de água da chuva para limpar vidro

Os irmãos Daniel e Lara Krohn, da Alemanha, inventaram um jeito de limpar o para-brisa do carro com o reaproveitamento de água da chuva

12/04/2018 16:11

por Redação

Lembranças do 7 a 1 à parte, é preciso dizer que esses alemães dão mesmo de goleada quando o assunto é tecnologia. E nem estamos falando de arroubos inovadores que exigem volumosos investimentos, mas de pequenos empreendedores em – por que não? – grandes negócios. E mesmo a passeio eles são geniais: foi em uma viagem de carro com os pais, durante as férias, que os irmãos Daniel e Lara Krohn, de 11 e 9 anos, respectivamente, tiveram uma ideia de reaproveitamento de água da chuva para lavar o para-brisa do carro.

As soluções mais brilhantes muitas vezes são simples – e saltam aos olhos dos inventores em um estalo. Foi quando Gerd, o pai dos pequenos, tentou limpar o para-brisa com a água do reservatório do carro e não conseguiu, porque ele estava vazio, que Daniel e Lara tiveram o clique.

Isso sobretudo porque caía uma tempestade naquela hora; ou seja, havia água por toda parte, menos no recipiente que alimentaria as borrifadas sobre o vidro.

As crianças, então, simplesmente bolaram um jeito de mandar as águas pluviais para o reservatório, com o uso de tubos de borracha que as coletam na parte inferior do para-brisa e as direcionam para o compartimento.

Daniel e Lara, os inventores-mirins do sistema de reaproveitamento de água da chuva para limpar o para-brisa

Créditos: Reprodução/Ford Motor Company

Daniel e Lara, os inventores-mirins do sistema de reaproveitamento de água da chuva para limpar o para-brisa

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A indústria automobilística está de olho em formas de tornar seus produtos ambientalmente mais amigáveis. E, mesmo quando as ideias não partem de seus próprios times de projetos de inovação, as montadoras decidem apostar nelas.

Dessa maneira, a Ford já aplicou um protótipo do sistema idealizado pelos dois cientistas-mirins em um modelo da marca. Os engenheiros da companhia descobriram o projeto em uma feira de ciências da qual Daniel e Lara, que são da cidade de Jülich, participaram.

Os irmãos testaram o sistema em uma miniatura de Focus RS alocada dentro de um aquário. Em tamanho de gente grande, a empresa instalou o aparato em um carro de testes Ford S-Max. Resultado: mais um gol da Alemanha.

Leia também: Carregador de celular para bike é movido a vento

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.

Veja também

Mulher africana combate a fome com o empoderamento feminino

Sozinho, homem planta uma floresta maior que 3 parques Ibirapuera

Unicamp ajuda na descoberta de enzima que come plástico

Cidade implementa uso de copo de café retornável

Composteira doméstica produz adubo em poucas horas

Carros movidos a vento realizam competição anual na Europa