Um dos maiores skatistas do mundo se assume gay e quebra padrões

O skatista Brian Anderson, de 40 anos, se assumiu gay em entrevista

O skatista Brian Anderson, de 40 anos, concedeu entrevista exclusiva ao site Vice Sports, no final do mês de setembro, em que se assumiu homossexual e falou abertamente sobre o assunto. “Por que isso merece ser destaque na imprensa?”, você poderia perguntar. Acontece que Brian é um dos maiores skatistas do mundo, com quase 20 anos de carreira e vários prêmios no currículo.

Em 1999, foi escolhido skatista do ano pela revista “Thrasher”, referência na área, e venceu o campeonato mundial. Em um esporte no qual o status está intimamente ligado à capacidade de atrair grandes patrocinadores, Anderson é apoiado por marcas como Spitfire e Nike.

“Meu nome é Brian Anderson, sou um skatista profissional, e nós estamos aqui para falar sobre o fato de que eu sou gay”. Assim começa o depoimento dele a um mini-documentário da Vice Sports.

Ao veículo, Anderson conta que sente atração por homens desde criança, quando se sentia atraído pelo personagem Brutus, do desenho “Poppeye”. Ele afirma que nunca se sentiu particularmente atraído por skatistas, e que durante grande parte de sua vida pensou que poderia, em algum momento, passar a se sentir atraído por uma mulher e, a partir daí, constituir uma família.

A demora em se assumir publicamente, mesmo após viver casos amorosos com outros homens, veio em parte da homofobia presente em grupos de skatistas desde a juventude. “Ouvir o termo ‘bicha’ o tempo todo fez com que eu pensasse desde muito novo que era muito perigoso falar sobre isso”, diz. “Se eu tivesse dito isso [que é gay] há 15 anos, a reação seria muito diferente.”

Veja também: