Entenda como trânsito é causado por uma velocidade média maior

Um simulador de trânsito feito pelo Hacklab mostra algo inicialmente contraintuitivo: como um maior limite de velocidade nas vias pode levar a velocidades médias menores?

O simulador mostra alguns cenários possíveis:

Com limite de 40 km/h a velocidade média gira em torno de 30 km/h.

Simulador de trânsito do Hacklab.

O limite de velocidade ideal fica em 50 km/h na simulação, com velocidade média de 40km/h.

Simulador de trânsito do Hacklab.

Ao elevar o limite de velocidade para 70 km/h, existe um aumento momentâneo da velocidade média, mas ela logo cai para cerca de 20 km/h devido a um fenômeno chamado “stop-and-go waves”.

Simulador de trânsito do Hacklab.

Por esses motivos, a tendência mundial cidades por todo o globo é de diminuir os limites de velocidade. O modelo ainda não leva em conta engarrafamentos causados por acidentes, além do aumento percentual de mortes no trânsito com um maior limite de velocidade.

O simulador se baseia no Traffic-Simulation.de de Martin Treiber, especialista alemão em dinâmicas de fluxo de tráfego. De particular interesse são as chamadas “stop-and-go waves”, fenômeno que acontece quando uma maior velocidade faz apenas com que os veículos parem adiante, ao invés de um fluxo contínuo com velocidade média maior.

Treiber usa algoritmos que levam em conta matemática e investigações psicológicas do comportamento de motoristas para determinar o limite de velocidade ideal para uma melhor velocidade média.

“Muito tem se falado sobre o limite de velocidade nas vias de São Paulo. Criamos este simulador simples para que você possa entender como que esse limite influencia a mobilidade,” diz o Hacklab. “Com tanta tecnologia e ciência disponíveis, políticos seguem tomando decisões baseadas no achismo e senso comum. Queremos uma gestão com racionalidade.”

Teste aqui o simulador do Hacklab.