Metrô de SP ganha Troféu Close Errado em publicidade contra bikes

Na contramão da tendência mundial de estimular o uso de bicicletas, o Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está veiculando uma propaganda que só serve para disseminar preconceitos sobre o meio de transporte.

Em letras miúdas lê-se no outdoor “fique atento aos locais e horários permitidos”, enquanto nas garrafais fala que a bicicleta pode atrapalhar a vida das outras pessoas e ainda coloca no centro a imagem de um jovem negro com uma bike em meio ao símbolo de “proibido”.

Publicidade do metrô coloca um homem negro em uma bicicleta dentro de um sinal de “proibido”.
Publicidade do metrô coloca um homem negro em uma bicicleta dentro de um sinal de “proibido”.

“A primeira impressão é a que fica! O que se interpreta de um comunicado com um jovem negro empunhando uma bicicleta encaixado no sinal de proibido?,” definiu a cicloativista Renata Falzoni, que postou a foto em sua página do Facebook.