Débora Falabella diz que Eugênio é que deveria ter levado surra

Cena de “A Força do Querer”

A cena já é um clássico das novelas das 21h da Rede Globo. Em algum momento da trama, duas mulheres saem no tapa por motivos diversos, seja traição, fraudes e, claro, homem.

A Força do Querer“, novela de Glória Perez, repetiu o clichê no episódio desta segunda-feira, 24. As personagens Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Ritinha (Isis Valverde) se juntaram para dar uma surra em Irene (Débora Falabella). O motivo: Irene fingia ser amiga de Joyce, mas era amante de seu marido, Eugênio (Dan Stulbach).

A cena da surra na novela dominou a audiência e “quebrou a internet”, mas os tempos mudaram e muito gente questionou, com razão, por que era a amante que estava apanhando e não o marido traidor.

O questionamento é um reflexo da mudança dos tempos e de comportamentos. Há 10 ou 15 anos, quando cenas parecidas foram exibidas em novela como “Celebridade” e “Senhora do Destino”, ninguém refletia sobre o assunto. Mas por que as pessoas vibram tanto com duas mulheres brigando, independente do motivo? E qual cena de briga de dois homens brigando gerou comoção tão parecida?

A própria atriz Débora Falabella questionou a cena no Instagram oficial da Rede Globo. Em um vídeo de bastidores, a atriz chama as pessoas para verem a cena e afirma: “Vocês vão gostar, apesar de eu achar que quem deveria apanhar era o Eugênio”.

Apesar da grande maioria dos internautas ter vibrado com a cena igual a gol do Brasil em Copa do Mundo, não foram poucas as vozes dissonantes que levantaram a questão: por que a Irene e não Eugênio? Afinal ele é o marido que devia fidelidade a Joyce, não a sua “amiga”. E o personagem ainda opta por ficar ao lado da amante, mas nem de longe foi tão condenado nas redes sociais como Irene.

Entre problematizações de questões como machismo e sororidade, confira a fala da atriz Débora Falabella e alguns comentários de internautas sobre a cena:

Se eu fosse você não perdia #AForçaDoQuerer hoje! @deborafalabellaoficial

Uma publicação compartilhada por Globo (@redeglobo) em

  • Leia mais: