Atualização do WhatsApp protege mensagens com criptografia

Sabe aquele cadeado que aparece na nova versão do WhatsApp? O aplicativo liberou nesta semana uma atualização que o deixou mais seguro para os usuários. Agora as mensagens são protegidas por meio de criptografia. Oi? Explico: as mensagens de texto, voz, arquivos compartilhados e até chamadas. passam a aparecer embaralhadas para que ninguém veja o que você está falando.

Isso significa que tudo que um usuário envia a outro dentro do aplicativo está livre de hackers, de interceptações e espionagem. Nem mesmo os funcionários da empresa conseguem ter acesso ao conteúdo. Adeus espionagem!

A chamada criptografia de ponta-a-ponta protege todo o trajeto da comunicação – de uma ponta, no caso você, até a outra, que está na conversa. Para ativar, basta clicar no nome da pessoa com quem você está falando e ativar o cadeado. Isto vai gerar um código QR único e pode ser comparado entre as pessoas desta conversa para verificar que a mesma está criptografada.

Como confirmar se está ativado:

  1. Abra a conversa.
  2. Toque no nome do contato ou do grupo para abrir a tela de dados.
  3. Toque em Criptografia para ver o código QR e o código de 60 dígitos.

“Caso você e seu contato estejam fisicamente perto um do outro, um de vocês pode escanear o código QR do outro ou visualmente comparar o código de segurança de 60 dígitos. Se você escanear o código QR e ele for realmente o mesmo, uma marca de tique verde irá aparecer. Assim que for conferido, vocês podem ter certeza de que ninguém está interceptando suas mensagens ou chamadas”.

Quer saber mais detalhes? Confira na página de perguntas frequentes do Whatsapp.