Na próxima quinta-feira, 15, comemora-se o Dia do Consumidor no Brasil. Como muitas lojas oferecem descontos e promovem liquidações tanto no dia, como durante toda a semana, é preciso ficar atento para não cair em cilada.

Créditos: iStock/fotojog

Algumas precauções são necessárias para fazer um compra on-line acertada e economizar, de fato, no Dia do Consumidor

Veja abaixo cinco dicas para não ser enganado pelas lojas durante o período de promoções:

Selo Facilite

1. Confira a reputação da loja antes de comprar

Existem diversos estabelecimentos que parecem ser confiáveis, mas não são. Por isso, antes de adquirir qualquer produto, é recomendável verificar a reputação da loja em outras plataformas. O Reclame Aqui é uma boa opção para se prevenir dessas situações, por exemplo.

2. Mantenha o foco

São tantas opções de produtos e de estabelecimentos que é realmente difícil escolher só alguns para colocar no carrinho. Tente resistir à tentação e manter o foco. Caso você precise de um novo notebook, não visite as áreas do site com promoções de roupas.

3. Utilize comparadores de preços

Ao encontrar o que deseja em uma loja, não se contente com o preço. Vale muito a pena checar se você não consegue comprar o mesmo item por um valor mais baixo em outra loja, afinal, economizar nunca é demais, né? Utilize comparadores de preços para isso, como, por exemplo, Melhor Preço.

4. Não compre tudo que tiver vontade

Quanto mais você comprar, maior é a chance de você entrar em uma roubada. Pense bem se você precisa mesmo de determinado produto, e se seu bolso aguenta o preço. Se não, melhorar segurar essa vontade, não?

5. Respire fundo e se acalme

Apesar do Dia do Consumidor ter 24 horas, há descontos em outras datas. Não se sinta pressionado para comprar tudo o que precisa, ou deseja, rapidamente, afinal, estão não é a sua única oportunidade. Quanto mais ansioso você ficar, mais impulsivo você vai ser. Assim, a chance de adquirir itens sinônimos de cilada é grande.

  • E se entrega do produto atrasar ou falhar, saiba como reivindicar seus direitos no Reclame Aqui!

Fica a dica: lembre-se de calcular o frete para avaliar se o desconto está realmente valendo a pena, e de conferir se as ofertas estão mais baratas do que em outras lojas usando o Melhor Preço.


  • Leia também

8 aplicativos que ajudam a economizar no dia a dia