Projeto do Qatar ajuda a resgatar crianças fora da escola

Por: Keila Baraçal

Realizado pela Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a Fundação Education Above All do Qatar, por meio da sua iniciativa internacional Educate a Child, presente em 38 países, o Projeto Aluno Presente trabalha na identificação, localização e inserção de crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos de idade, que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar no município do Rio de Janeiro.

 
Créditos: Getty Images
 

Como uma experiência pioneira no Brasil – o Rio de Janeiro é a única cidade do país a desenvolver um projeto para enfrentar o problema da criança fora da escola – desde outubro de 2013 até junho de 2016, o projeto já identificou 17.633 crianças e adolescentes, naquela faixa etária, que estavam fora da escola, e matriculou 16.239 delas nas escolas. Até o final de 2016, o projeto tem como meta reinserir 21 mil crianças e adolescentes.

Trata-se de um projeto complexo baseado em três esferas centrais: um serviço de inteligência tecnológica para captação, cruzamento e interpretação de dados; uma equipe de campo com gestores e articuladores treinados e hábeis em lidar com questões sociais da cidade do Rio de Janeiro, com amplo conhecimento e experiência no território e suas especificidades.

Trata-se ainda de um esforço estruturado de articulação com as esferas do poder público local e federal – com ações determinantes junto às secretarias de Educação, Saúde (só aqui são 6 mil agentes de saúde que ajudam em campo no apoio ao projeto) e Desenvolvimento Social, para, em parceria, fortalecer a rede de proteção necessária para que todas as crianças e famílias em situação de vulnerabilidade tenham seus direitos básicos assegurados. Está sendo estruturada ainda a construção de uma política pública que torne perene o aprendizado gerado pelo projeto.