Por maior que seja o amor pelos fios escuros, não há quem nunca se imaginou com as madeixas loiras. Contudo, a decisão de clarear o cabelo sempre deve ser acompanhada pelo medo dos danos causados pela química.

Para você que é uma dessas pessoas que não quer mudar de visual completamente, mas apenas clarear o cabelo para sair do convencional, é possível encontrar métodos naturais de clareamento, feitos com ingredientes de casa que permitem dar uma repaginada no look sem estragar os fios.

Cebola, camomila, mel, canela, leite e limão são alguns dos itens usados em várias receitas para clarear o cabelo.

Selo Facilite

"Mas como usar todos esses produtos?", você deve estar se perguntando. Pensando em te ajudar, o Catraca Livre Estilo listou 3 receitinhas caseiras super práticas e baratas, para ninguém sofrer com a química na hora de clarear as madeixas.

Vale lembrar que todos os procedimentos precisam ser feitos com frequência, já que são usados para clarear o cabelo progressivamente, e devem ser acompanhados de tratamentos de hidratação. Antes de aplicar qualquer uma das receitas no cabelo, lembre-se de fazer um teste de alergia.

  • Casca de cebola

Em uma panela, ferva 500ml de água e adicione as cascas de duas cebolas. Abaixe o fogo, aguarde alguns minutos e deixe o chá esfriar.

Coloque o líquido em um borrifador, aplique em todas as mechas e aguarde 30 minutos. Depois, lave o cabelo normalmente.

Créditos: iStock | BlackbourneA

Aplicar o chá de camomila puro nos cabelos e deixá-los ao Sol também é um método super conhecido para clarear os fios

  • Camomila, limão, sal e canela em pó

Em um recipiente, misture o suco de um limão, uma colher de sopa de sal do Himalaia, uma de canela em pó e 200ml de chá de camomila concentrado. Para não deixar seu cabelo ressecado, acrescente uma colher de sopa rasa de óleo virgem de coco.

Depois de mexer bem, passe a mistura em um coador, para retirar o resto de sal e canela que não dissolveram, e coloque o líquido em um borrifador.

Aplique o fluido no cabelo, principalmente ao longo dos fios, tomando muito cuidado para não se expor ao Sol, já que a receita leva limão. Coloque uma touca e, depois de 30 minutos, lave as madeixas normalmente.

É indicado usar a mistura até duas vezes por semana, podendo conservá-la na geladeira por no máximo oito dias.

  • Leite, limão e mel

Misture 100ml de leite integral, o suco de meio limão, uma colher de sobremesa de mel, uma de canela em pó e duas colheres de sopa de um condicionador de sua preferência, para facilitar a aplicação.

Nos cabelos secos, aplique a mistura e, quanto tiver certeza de que todas as mexas estão com o produto, faça uma trança ou um coque e coloque um touca. Aguarde 30 minutos e lave o cabelo.


Leia mais:

6 cuidados para você não fritar o cabelo com chapinha ou babyliss