Em 20 minutos, ciclista cruza SP e vence o 9º Desafio Intermodal

Com o quinto melhor tempo, carro leva desvantagem em relação a bicicletas, motos e ônibus

Avaliar o meio de transporte mais eficiente na “Hora do Rush” em São Paulo era a proposta da 9ª edição do Desafio Intermodal, que aconteceu na noite da última quinta-feira, 18 de setembro. O circuito de 10 quilômetros teve a largada às 18h, na Praça General Gentil Falcão, no Brooklin, e chegada em frente à Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá. Nem demorou muito para o ciclista Ricardo Bruns (bicicleta por vias rápidas), que 20 minutos após deixar a Zona Sul ganhava as ruas do centro da cidade.

Além do ciclista, o evento contou com mais dez participantes de variadas modalidades como: pedestre caminhando, pedestre correndo, ciclista por vias rápidas, ciclistas por vias calmas, ciclista e metrô (bicicleta dobrável),motociclista, automóvel, ônibus, trem e metrô, cadeirante e transporte coletivo, além do skate.

Em um cenário que se apresenta cada vez mais favorável às bicicletas, São Paulo vive o debate sobre mobilidade urbana com a implantação de ciclofaixas e ciclovias em diversos bairros da cidade. Para o primeiro colocado do desafio, este pode ser um sinal de novos tempos: “Parece que estão começando a perceber a importância  da bicicleta, tornando possível o deslocamento por diferentes regiões, oferecendo infraestrutura pedalável. A situação para o carro é cada vez mais desfavorável, diante do caos, sempre intransitável nos horários mais movimentados”, explica.

Ricardo Bruns, exatos vinte minutos e nove segundos depois da largada no Brooklin
Ricardo Bruns, exatos vinte minutos e nove segundos depois da largada no Brooklin

Já Thiago Benicchio, que percorreu o trajeto até a Avenida Faria Lima de bicicleta dobrável e seguiu o restante de metrô, acredita que o desafio pode abrir caminhos mais plurais para as vias da maior cidade do país. “O evento faz um comparativo de modais, acabando com o mito do carro como único e mais viável meio de transporte. No caminho até a Faria Lima pude notar muita gente utilizando a ciclofaixa, estava muito cheia” em um alerta à necessidade e  aceitação dos paulistanos a novas alternativas. Seu trajeto teve duração de 46 minutos garantindo a terceira colocação.

Logo depois, de ônibus e sem um pingo de suor, chegava Paulo Teixeira aos exatos 53 minutos e 58 segundos após a largada. Em um ponto próximo à Avenida Berrini, entrou no coletivo e seguiu seu trajeto rumo à prefeitura em uma viagem tranquila, conforme suas próprias palavras “O ônibus estava vazio, pude me sentar e foi bem diferente do que eu esperava. Não tinha congestionamento, apesar do horário, e seguimos pelas faixas de ônibus e corredores da Nove de Julho”.

Enquete realizada antes do início do desafio apontava ‘ciclistas por vias rápidas’ em primeiro lugar
Enquete realizada antes do início do desafio apontava ‘ciclistas por vias rápidas’ em primeiro lugar

Sem muito esforço também chegou o condutor do carro Roberto Sekya, quase sete minutos depois do ônibus, em um trajeto que causou surpresa ao participante “Hoje, por  sorte, estava tudo andando bem, fluindo. Fiquei bastante surpreso.” Quase 40 minutos depois do primeiro colocado, o motorista reconhece a importância da bicicleta como um meio alternativo de transporte, apesar dos riscos das ruas. “O desafio está aí para mostrar que a bicicleta é um meio de transporte possível. Ainda tem muito risco, claro, mas essa é uma mudança que vem de todos nós, não apenas dos ciclistas”.

O circuito teve encerramento 1h45 após a largada, quando chegou a pedestre Luciana Nascimento. Em mais uma edição, o evento reascende o debate sobre mobilidade urbana em São Paulo no momento que “ciclofaixas” e “ciclovias” começam a ganhar destaque na rotina dos paulistanos e apontam para uma nova realidade. Cada vez mais sufocada pelo caos nas ruas, fica a pergunta: qual a melhor alternativa para São Paulo?

Confira o resultado geral do Desafio Intermodal

1º Bike por vias rápidas – Ricardo Bruns – 20min09seg
2º Moto – Victor Campos – 23min07seg
3º Bike dobrável + Metrô – Thiago Benicchio – 46min15seg
4º Ônibus – Paulo – 53min58
5º Carro – Roberto Sekya – 59min45seg
6º Trem + Metrô – Maria Salete – 01h02min19seg
7º Cadeirante + Transporte Público – Kal Brynner -01h03min24seg
8º Pedestre correndo – Tatiana Lowenthal – 01h04min55seg
9º Ciclista vias calmas – Jilmar Tatto – 01h27min03seg
10º Skate – Eduardo Arcas – 01h32min45seg
11º Pedestre caminhando – Luciana Nascimento – 01h45min08seg