Em matéria de turismo aventura o Chile sai na dianteira pelo terceiro ano consecutivo, mas quando os roteiros privilegiam o verde, ninguém ganha do Peru. Ambos foram eleitos pelo "World Travel Awards América do Sul 2017", como os melhores destinos nessas categorias. E não pense que é pouco, pois agora concorrem como os melhores do mundo.

Há um filão de roteiros na diversidade verde do Peru. Porém, poucos são conhecidos pelos viajantes brasileiros que ainda preferem o carro-chefe do turismo peruano --Machu Picchu. Dentre eles se destacam a fortaleza pré-incaica de Keulap, na Amazônia; o Canyon do Vale Colca, terceiro destino mais visitado do Peru, por conta de seu desfiladeiro duas vezes mais profundo que o Grande Canyon, nos Estados Unidos. Isso sem falar na Laguna 69, a 4.650 m de altitude. Chegar ali não é aventura fácil, é para poucos.

Créditos: Divulgação/PromPeru

Vista da Laguna 69, em em Huaraz, no Peru

Outro itinerário para os fãs de ecoturismo é a Reserva Paisagística Nor Yauyos-Cochas, formada por lagoas, riachos, cascatas, florestas e pampas, que de lambuja fica próxima de Lima.

Créditos: Viramundo e Mundovirado

Os pampas e as tundras da Terra do Fogo

Ser original no terreno de turismo de aventura é um desafio dos mais complicados, ainda que seja propicio às cabeças que pensam fora da estante. No Chile a multiplicidade das atividades propostas aos aventureiros impressiona: deserto atacamenho; lagunas e vulcões, muito deles ativos no Altiplano; bosques magalhânicos, paisagens montanhosas e fiordes na Patagônia.

Créditos: Viramundo e Mundovirado

O pampa de Tara fronteira entre Chile e Argentina

Achou pouco? Tem mais: a cordilheira quando mergulha no oceano forma os pampas e as tundras da Terra do Fogo; e nem falamos ainda das ilhas de Chiloé. Agora me diga, falta alguma coisa para entusiasmar os que amam a natureza?

Créditos: Elemaki/Wikimedia Commons

Vista das ruínas da fortaleza de Kuelap

Belezas não podem ser cotejadas, mas a conjunção de tantos lugares de prestígio no Chile e Peru, aliados à hospitalidade e aos roteiros bem definidos, feitos com profissionalismo, segurança, e capricho, creditaram a esses países a láurea máxima concedida pela prestigiosa ‘World Travel Awards’.

Bom que estejam na América do Sul, e o melhor de tudo --estão bem pertinho de nós!

Site ajuda mochileiros a programarem passeios e hospedagem

Imagem Autor

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.