Ferramenta permite ouvir música de forma gratuita na internet

Por: Keila Baraçal
Ferramenta é capaz de reconhecer a execução de milhões de músicas

Possibilitar ao usuário ouvir suas músicas preferidas e descobrir novas através de web rádios do Brasil e do mundo de forma rápida e gratuita. Esse é um dos objetivos do Radialize, projeto desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Através do site radialize.com.br e do aplicativo Radialize, as pessoas podem realizar buscas por estilos musicais, nome de artistas ou bandas, de acordo com o seu perfil.

O Radialize desenvolveu, através de diversas áreas da Ciência da Computação, como recuperação de informação, mineração de dados, inteligência artificial, processamento de linguagem natural, sistemas de recomendação, interface homem-máquina, entre outras, uma inédita ferramenta de experiência em áudio.

Disponível nas plataformas Android e iOS a ferramenta é capaz de reconhecer a execução de milhões de músicas em mais de 60 mil rádios monitoradas, também traz funcionalidades adicionais, como a possibilidade de favoritar rádios, jogar artistas e rádios para a lixeira, filtrar os resultados de acordo com raridade ou popularidade e compartilhar o que o usuário ouve com amigos pelo Facebook.

Tecnologia

A tecnologia para monitoramento de áudio desenvolvida pela Radialize contribuiu para a criação da start-up SoundView. A empresa, que tem como um dos sócios o baterista da banda mineira Skank, Haroldo Ferretti, fornece uma plataforma para checking de publicidade em mais de 4.000 emissoras de rádio no Brasil. Com dois anos de existência a SoundView proporciona ao mercado controle dos conteúdos das emissoras sonoras.