Parque das Neblinas é opção para observação de aves em SP

Os “birdwatchers” podem avistar mais de 200 espécies já identificadas na reserva

Parque das Neblinas, localizado em plena Serra do Mar, entre as cidades de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), tem se tornado referência para a prática de birdwatching (em português, observação de aves).

A araponga é uma das espécies que podem ser vistas no Parque das Neblinas
Créditos: Jefferson Leite
A araponga é uma das espécies que podem ser vistas no Parque das Neblinas

Com mais de 1.250 espécies da biodiversidade registradas em sua área de seis mil hectares, a reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose gerida pelo Instituto Ecofuturo proporciona uma experiência diferenciada em meio à natureza. Os observadores que visitam a reserva têm a oportunidade de avistar algumas das 243 espécies de aves já registradas. Dessas, 25 ocorrem apenas na Mata Atlântica, como a jacutinga.

Os “birdwatchers” podem avistar mais de 200 espécies já identificadas na reserva, como o tangarazinho

Para complementar o passeio, o visitante tem ainda a opção de contratar alimentação com um toque regional. As refeições são preparadas pela equipe da Natural da Mata, empresa da comunidade local, e inclui receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como cambuci e frutos da palmeira-juçara, servidas no fogão à lenha.

O parque oferece também outras atividades que contribuem para aproximação das pessoas com o meio ambiente, como trilhas, canoagem, cicloturismo e camping.

Para visitas é necessário agendamento prévio, com ao menos 48h de antecedência.

Parque das Neblinas
Onde: Rodovia Professor Francisco Ribeiro Nogueira, Mogi das Cruzes (SP)
Informações: (11) 4724-0555 / 0556 (agendamento de segunda a sexta, das 8h às 17h) ou e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br
Site: www.ecofuturo.org.br