10 alimentos que são fonte de cálcio sem lactose
Quem tem intolerância à lactose encontra diversos outros alimentos que – assim como o leite – também são fonte de cálcio. A ingestão desse mineral é extremamente importante pois ajuda na formação de massa óssea, na coagulação sanguínea e na contração muscular.
De acordo com o nutrólogo Roberto Navaro, do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, a necessidade de cálcio no organismo varia conforme a idade, chegando a 1.200 miligramas por dia após os 50 anos. Para garantir uma boa dose diária, confira os alimentos ricos em cálcio que não contêm leite:
Tofu
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
- Ter algum destes 4 sintomas comuns pode indicar que você está com diabetes
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
Segundo o nutrólogo especialista do Minha Vida, o tofu apresenta maior quantidade de cálcio do que o leite. Enquanto 100 g de leite contém 100 mg de cálcio, em 100 g de tofu há 159 mg de cálcio. O problema, segundo o especialista é a biodisponibilidade. “Absorvemos melhor o cálcio de alimentos de origem animal do que os de origem vegetal”, explica, Mesmo assim, esse derivado da soja é uma boa fonte do nutriente, assim como é rico em proteínas, fósforo e magnésio. Para completar, ele ainda oferece poucas calorias: apenas 70 kcal em 100 g.
Brócolis
O brócolis cru contém 400 mg de cálcio em 100 g, mas consumido desta maneira diminui a eficiência da tireoide, podendo até levar a um quadro de hipotireoidismo. Por isso, recomenda-se ingerir o alimento cozido ou no vapor. “Ao submetê-lo ao cozimento, entretanto, ele perde cerca de 70% da quantidade inicial de cálcio, enquanto que, no vapor, ele perde cerca de 25% da quantidade inicial do nutriente”, explica o Roberto.
Espinafre
Cada 100 g do vegetal contém 160 mg do nutriente. Além disso, há o espinafre é rico em ferro, sendo indicado para quem sofre com anemia ferropriva.
Semente de gergelim
A semente de gergelim costuma ganhar destaque por atuar como coadjuvante na perda de peso graças a alta concentração de fibras, conhecidas por proporcionar saciedade. Entretanto, outros nutrientes, como o cálcio, também podem ser encontrados na semente: 400 mg de cálcio em cada 100 g do alimento. Nutricionistas também a recomendam para regularizar o trânsito intestinal e controlar a glicemia. Por fim, estudos mostram que as gorduras insaturadas presentes na semente de gergelim agem de forma positiva na regulação do colesterol e do triglicérides.
Continue lendo aqui para saber quais são os outros alimentos ricos em cálcio.
Leia também: