8 mudanças na alimentação para eliminar o inchaço

O inchaço pode ser causado por inúmeros fatores e ser sintoma de algumas doenças. No entanto, uma das principais razões para o incômodo é manter uma rotina com maus hábitos alimentares. Para ajudar a solucionar esse problema, o site Minha Vida selecionou oito mudanças na alimentação que eliminam essa sensação.

De acordo com o site, a causa mais comum do inchaço é a retenção de líquidos, que ocorre pelo acúmulo de água no organismo. Mas, com algumas mudanças no cardápio, é possível eliminar o desconforto. Veja algumas soluções:

Evite bebidas gaseificadas

Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço. “Esse gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Ela ressalva que esses gases proporcionam um inchaço temporário, que apenas agravam os sintomas que já sofrem com o problema. “No entanto, os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada”, diz. Para evitar esses efeitos, prefira sucos e água sem gás.

Fuja dos alimentos produtores de gás

Certos alimentos são mais difíceis para o nosso corpo quebrar e digerir, havendo a necessidade de o intestino fermentá-los para facilitar sua absorção. “Essa fermentação tem como resultado a produção de gases, que podem levar ao inchaço”, diz a nutricionista funcional Camila Borduqui, da clínica Dr. Alan Landecker. Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência.

Apesar de favorecerem o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável. ‘No entanto, pessoas que sofrem com flatulências devem moderar o consumo desses alimentos, visando melhorar a sensação de inchaço.”

Reduza o sódio do cardápio

“Alimentos com muito sódio seguram a água no corpo, promovendo a retenção de líquido e causando a sensação de inchaço”, explica a nutricionista Noadia Lobão. Dessa forma, o recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas e evitar a ingestão de alimentos industrializados (biscoitos, sopas, macarrão instantâneo), embutidos e conservas.

Leia a matéria na íntegra com outras possíveis mudanças na alimentação.