Carmen Eisbär/ Flickr/ Creative Commons

Créditos: Carmen Eisbär/ Flickr/ Creative Commons

A maçã é um dos alimentos indicados por especialistas que ajudam na desintoxicação do fígado

O fígado é um órgão com mais de 200 funções no corpo humano. Entre as mais importantes está o seu funcionamento como filtro, que elimina o que é tóxico ao organismo. Em períodos do ano como o Carnaval - em que geralmente há alto consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos - essa função fica sobrecarregada, fazendo com que o fígado necessite de uma desintoxicação.

O site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, consultou alguns especialistas da área de nutrição para indicar alguns alimentos que promovem a limpeza do fígado. Abacaxi, gengibre, própolis e frutas vermelhas estão entre os nove alimentos desintoxicadores. A seguir, você confere as características e os benefícios de cada um deles.

 Abacaxi - O destaque do abacaxi é uma potente enzima chamada bromelina. "Ela auxilia na digestão - por isso que muitas pessoas a usam para amolecer a carne de churrasco", conta a nutricionista Mariana Thomaz, do Hospital Paulistano. Desse modo, ela ajuda a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas. "Recomendo fazer combinações de suco de abacaxi com hortelã ou outras frutas, para potencializar ainda mais o efeito sobre o fígado e o todo o corpo", indica Mariana. 

Frutas vermelhas - Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Segundo André Veinert, eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. "Invista também em outros alimentos que contenham vitamina A, vitamina E e outros antioxidantes, como cenoura e tomate", recomenda o nutrólogo da clínica Healthme.

Gengibre - Segundo Danielle Nascimento, esse alimento é considerado um tônico do fígado. "O gengibre ajuda na secreção da bile, que é feita pela vesícula biliar", explica. Com isso, a digestão de gorduras é mais eficiente, evitando a sobrecarga do fígado. Você pode consumir o gengibre cru, ralando um pouco em cima do seu prato no almoço e no jantar.

A lista completa está no site Minha Vida.