A nutricionista Isabella Correia defende algumas teorias polêmicas sobre alimentação. Segundo ela o açúcar é tão viciante quanto a cocaína, jejum é uma técnica milenar que otimiza o metabolismo, o carboidrato à noite é permitido pra algumas pessoas e fruta em excesso faz mal à saúde.

Baseado na entrevista que Isabela deu ao Globo, o Catraca Livre reuniu opiniões dos especialistas do Minha Vida, nosso parceiro:

Créditos: iStock/MilosJokic

Estudiosos concordam com algumas alegações da nutricionista

Açúcar causa dependência?

“De certa forma sim, porque ele afeta os mensageiros químicos cerebrais serotonina (que dá sensação de bem-estar) e dopamina (recompensa). O efeito não é o mesmo causado pelas drogas, mas pode, sim, "bagunçar" cérebro e corpo e "viciar", podendo levar a compulsão alimentar”, alega Filippo Pedrinola especialista em endocrinologia e metabologia.

Jejum faz bem pro organismo?

"Para se punir contra os excessos, muita gente acaba passando horas em jejum, atitude que afeta as habilidades motoras e cognitivas e não leva a um processo de emagrecimento saudável", afirma a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva.

Carboidrato à noite é permitido para quem treina ou tem insônia?

Sobre o consumo para quem malha: "O carboidrato é muito importante para os exercícios, já que eles vão oferecer a energia que o corpo precisa na atividade física", segundo a nutricionista Flávia Bulgarelli.

Já em relação a quem tem problemas para dormir a falta de carboidratos causa fadiga e"Pode ocorrer ainda a queda de serotonina, levando a irritabilidade, ansiedade, dispersão e insônia. Com a falta dos carboidratos, o corpo tende a converter gordura em energia, acarretando a liberação de corpos cetônicos, que em altos níveis podem ser prejudiciais", diz a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais.

Fruta tem frutose e, em excesso, pode fazer mal?

“Há muitos anos tenho orientado meus pacientes a reduzir o consumo de frutas, especialmente em sucos naturais, que necessitam de uma grande quantidade de frutas para encher um copo.  O açúcar que contem a frutose causa obesidade, hipertensão, diabetes e outros problemas”, informa o nutrólogo Wilson Rondo Junior .