O chocolate não só é irresistivelmente saboroso como também pode ter vários benefícios para a saúde. Ele protege o coração, o sistema nervoso e até mesmo alivia a TPM. A dica, é claro, é apostar na moderação, já que a guloseima é também rica em açúcar e gordura.

Créditos: FotografiaBasica / iStock

Além de saboroso, o chocolate tem benefícios para a saúde

O site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, listou alguns dos melhores efeitos do chocolate no nosso corpo. Confira:

Ele promove a sensação de bem-estar

O chocolate possui componentes que nos fazem sentir melhor. A cafeína, por exemplo, provoca excitação (portanto, é melhor evitar o chocolate antes de ir dormir). Cientistas acreditam que ele ainda aumenta a produção de endorfina e dopamina, que podem nos fazer relaxar – por isso, ele é a solução que algumas mulheres encontram para a TPM. Mas Fabiana Honda, da Consultoria Nutricional Patrícia Bertolucci, de São Paulo, aponta: "a Organização Mundial da Saúde recomenda não extrapolar o limite de 30 gramas por dia".

Dieta preventiva

Um pouco de chocolate preto por dia melhora o fluxo arterial e ajuda na saúde vascular. A ciência ainda acredita que o chocolate escuro ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco. E mais: "os flavonoides, antioxidantes encontrados nas sementes do cacau, têm poder de aumentar o fluxo de sangue no cérebro e fazê-lo funcionar melhor", explica Fabiana Honda.

Você pode ler a matéria na íntegra no site Minha Vida.

Suíça lança chocolate capaz de combater cólicas mentruais