Como ter acesso a mais de 12 mil imagens sobre a produção artística brasileira e consultar conceitos usados no campo das artes visuais? Basta navegar pela Enciclopédia on-line criada pelo Itaú Cultural. Sem custo algum, interessados pelo assunto podem usufruir das informações contidas no site e, consequentemente, ampliar o conhecimento.

A enciclopédia passou a integrar a página do Instituto em 2001, contudo o trabalho de coleta de dados foi iniciado em 1987, com a criação do "Banco de Dados Informatizado ICI". A priori, foram levantadas informações sobre pinturas nacionais. Em 2006, o espaço dedicado às artes visuais ganhou nova versão com três possibilidades de idiomas além do português: inglês, espanhol e francês.

O conteúdo é dividido por seções que vão de "Artistas", "Instituições e Museus" e "Obras", a "Termos e Conceitos", "Marcos da arte brasileira" e "Base de eventos". Nesta última estão reunidos registros de exposições que aconteceram no Brasil e mostras internacionais em que artistas brasileiros participaram.

A enciclopédia é alimentada com a colaboração de artistas e pesquisadores e está em contínuo processo de ampliação.