Os cenários de filmes e séries pelo Reino Unido

O Reino Unido é realmente um lugar fascinante cheio de locais históricos e construções aristocráticas pelo interior do país que parecem cenários de filme. Bom, a realidade é que muitos desses locais foram realmente usados para filmar grandes sucessos do cinema e da TV.18

Nada mais apropriado do que usá-los como pano de fundo para obras de ficção considerando a magia e o mistério que alguns deles transmitem!

Veja aqui alguns filmes e séries incríveis que foram rodados no Reino Unido…

“Harry Potter”

Vista do Castelo de Alnwick, em Northumberland
Vista do Castelo de Alnwick, em Northumberland

Foram usadas várias locações pelo Reino Unido para filmar todos os filmes da série. Quem estiver em Londres, não pode perder a oportunidade de conhecer os estúdios da Warner Bros onde foram filmadas as sequências internas dos filmes. Há cenas que também foram filmadas no Christ Church, em Oxford. Nos dois primeiros filmes do “Harry Potter”, o impressionante Alnwick Castle (em Northumberland) foi usado como cenário de Hogwarts para algumas cenas de aulas de vassoura e jogos de Quadribol.

“Alice no País das Maravilhas”

Vista da Antony House, na Cornualha
Vista da Antony House, na Cornualha

A versão de Tim Burton de “Alice no País das Maravilhas”  foi rodado em 2010 usando uma propriedade do século 18 conhecida como Antony House, na Cornualha. Ela aparece no início do filme na cena em que Alice é pedida em casamento e sai correndo até cair no buraco do coelho. Se tiver vontade de conhecer o local, é possível caminhar entre seus lindos jardins e esculturas.

“Les Misérables”

Interior da Royal Naval College, em Greenwich
Interior da Royal Naval College, em Greenwich

O Royal Naval College (em Greenwich) já foi bastante requisitado para filmar grandes superproduções dos últimos tempos. Entre elas, está o musical “Les Misérables”. Só para citar algumas outras, ele também apareceu nos filmes “O Discurso do Rei”, “A Duquesa”, “O Retorno da Múmia”, “007-Skyfall” e “Sherlock Holmes”.

O Royal Naval College é aberto para visitantes que podem entrar na sua capela e apreciar as pinturas do seu lindo hall tentando se lembrar de uma série de outros filmes que aproveitaram a beleza da sua arquitetura em alguma cena.

“Downton Abbey”

Vista do Highclere Castle, em Berkshire
Vista do Highclere Castle, em Berkshire

O Highclere Castle (em Berkshire) que serviu de pano de fundo para a trama de “Downton Abbey” virou inquestionavelmente um ponto turístico depois do sucesso mundial da série. O curioso é que a propriedade precisava de várias renovações e não recebia tanta atenção antes do sucesso de “Downton Abbey”, mas agora um alto número de visitantes passa por lá diariamente. Eles podem conhecer os seus suntuosos cômodos e a maravilhosa biblioteca do local.

“Game of Thrones”

O Castle Ward, em County Down, na Irlanda do Norte
O Castle Ward, em County Down, na Irlanda do Norte

O Castle Ward (em County Down, na Irlanda do Norte) é uma propriedade do século 18 que foi usado como cenário para a série “Game of Thrones” da HBO. A arquitetura do lugar varia entre o gótico e o clássico. O castelo também está aberto para visitas e há até a possibilidade de agendar tours com maiores explicações sobre as locações que apareceram em “Game of Thrones”.

“Orgulho e Preconceito”

O Chatsworth House, em Derbyshire
O Chatsworth House, em Derbyshire

Já foram feitas inúmeras versões para o cinema do romance “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, mas a de 2005, em que estrelaram Keira Knightley, Carey Mulligan e Matthew Macfadyen, foi a mais famosa delas. Uma dos locais de filmagem foi a Chatsworth House (em Derbyshire). O mais interessante é que acredita-se que Jane Austen tenha conseguido inspiração para o romance justamente depois de visitar o local no início do século 19.

“Shakespeare Apaixonado”

Vista do Broughton Castle, em Oxfordshire
Vista do Broughton Castle, em Oxfordshire

O Broughton Castle (em Oxfordshire) apareceu no premiado filme “Shakespeare Apaixonado”. A construção data de 1306, mas passou por mudanças no século 15. A fachada aparece em uma cena em que Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow) sai na sacada e Shakespeare (Joseph Fiennes) aparece no jardim.

Por Mariana Martins, do blog  Mari and the City