Fim do Benefício Extraordinário de Transição (BET): último pagamento será em maio

O encerramento do BET é parte de um processo de consolidação da nova política de transferência de renda

15/05/2025 10:05

O Benefício Extraordinário de Transição (BET), criado para garantir uma transição segura entre o Auxílio Brasil e o novo Bolsa Família, será encerrado oficialmente em junho de 2025. A medida já estava prevista no Decreto nº 12.064/2024 e marca o fim de um ciclo iniciado em junho de 2023.

O BET foi implementado como um apoio temporário para assegurar que nenhuma família passasse a receber menos após a reformulação do programa social. Na prática, o benefício complementar funcionava como um “colchão financeiro” que mantinha o valor dos repasses no mesmo patamar anterior à mudança. Com a consolidação do novo Bolsa Família e seus valores atualizados, o governo determinou o encerramento automático do adicional.

Último pagamento ocorre em maio

O último pagamento do BET será feito no mês de maio, com depósitos iniciando no dia 19. A partir de junho, o valor extra deixará de aparecer nos extratos bancários dos beneficiários. Apesar do encerramento, o programa Bolsa Família segue ativo, contemplando mais de 20,4 milhões de famílias em todo o país, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social.

Como fica o Bolsa Família a partir de junho?

Mesmo com o fim do BET, o Bolsa Família continua garantindo uma renda mínima por pessoa e benefícios adicionais específicos para crianças, gestantes e adolescentes. A estrutura atual do programa prioriza a equidade e a proteção social, buscando manter o equilíbrio com a responsabilidade fiscal.

Além disso, o Auxílio Gás segue sendo pago a cada dois meses para famílias cadastradas, conforme o calendário oficial.

Lançado em junho de 2023, o BET surgiu para garantir que nenhuma família recebesse menos do que recebia antes da reformulação do programa social
Lançado em junho de 2023, o BET surgiu para garantir que nenhuma família recebesse menos do que recebia antes da reformulação do programa social - FG Trade/istock

Calendário do Bolsa Família e Auxílio Gás 2025

Confira abaixo as datas já previstas para os pagamentos ao longo do ano:

  • Janeiro: 20 a 31
  • Fevereiro: 17 a 28 (com Auxílio Gás)
  • Março: 18 a 31
  • Abril: 15 a 30 (com Auxílio Gás)
  • Maio: 19 a 30
  • Junho: 16 a 30 (com Auxílio Gás)
  • Julho: 18 a 31
  • Agosto: 18 a 29 (com Auxílio Gás)
  • Setembro: 17 a 30
  • Outubro: 20 a 31 (com Auxílio Gás)
  • Novembro: 14 a 28
  • Dezembro: 10 a 23 (com Auxílio Gás)

O que as famílias devem fazer?

Não é necessário nenhum recadastramento para continuar recebendo o Bolsa Família. Basta manter os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) e acompanhar os valores e datas pelo aplicativo Bolsa Família ou Caixa Tem. Com o fim do BET, o foco volta-se exclusivamente para o modelo regular do programa, que continuará sendo ajustado conforme as necessidades das famílias e as diretrizes do governo federal.