Governo estuda antecipar calendário do abono PIS/PASEP 2025

Proposta de antecipação do abono PIS/PASEP gera debates

Veja as novidade do PIS/PASEP
Créditos: Depositphotos/rafapress
Veja as novidade do PIS/PASEP

O Abono Salarial, benefício anual destinado aos trabalhadores brasileiros regulamentados pelo PIS (Programa de Integração Social) e pelo PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), pode ter seu calendário antecipado para o ano de 2025.

Entendendo a proposta

A proposta, que está sendo estudada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco e pelo presidente Lula, levanta debates sobre suas implicações financeiras e a possibilidade de duplicação de pagamentos nos próximos anos.

Até então, o benefício era concedido dois anos após o trabalhador adquirir o direito, mas a possível antecipação visa reduzir esse prazo para apenas um ano, revertendo uma medida implementada em 2020.

Mais sobre PIS/PASEP

Estima-se que uma alteração no cronograma de pagamentos do abono salarial resultaria em um gasto adicional de R$30 bilhões para o governo, comprometendo valores que poderiam ser direcionados para outras áreas prioritárias.

Para verificar se você tem direito ao saque do PIS/PASEP, é possível consultar a Carteira de Trabalho Digital ou acessar o portal gov.br. Os critérios para receber o abono incluem ter cadastro no programa PIS/PASEP por no mínimo cinco anos, ter trabalhado na empresa por pelo menos 30 dias no ano-base, ter recebido até dois salários mínimos no período e manter os dados atualizados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.