Ilustrador destaca diversidade amazônica com pokémons
O projeto está em desenvolvimento desde 2013
Enquanto os fãs da animação japonesa esperam pela chegada do Pokémon GO no Brasil, o ilustrador Cezar Souza vê a repercussão do seu trabalho ganhar proporções não imaginadas. Souza fez uma série de desenhos que misturam a fauna e flora da Amazônia com os monstrinhos do Pokémon. Contudo, se engana quem acha que ele escolheu os Pokémons por causa do jogo.
Recentemente, o manauara apresentou um artbook (espécie de álbum de ilustrações) como trabalho de conclusão do curso de Design na Faculdade Fucapi (AM) onde usa a biodiversidade para criar “pokémons amazônicos”.
- Diadema recebe 12ª Virada Inclusiva a partir desta quarta
- História em quadrinhos retrata língua indígena de sinais
- Ilustradora faz sua própria versão de personagens da Disney
- Artista faz vaquinha para projeto ‘Janelas de SP’ virar livro
Inicialmente, o objetivo de Cezar com o TCC era provar que a técnica Mashup poderia ser reconhecida como uma ferramenta do processo criativo de design. Mas o resultado das ilustrações encantou o desenhista que pretende fazer mestrado. Ele diz, ainda, que irá batizar suas criações e criar seu próprio jogo.
“Mashup é uma técnica que mistura elementos para se obter algo novo, porém, sem que as característica individuais dos elementos se percam. Isso começou no meio musical, mas logo foi incorporado em diversos segmentos como artes plásticas, aplicações para web, culinária, literatura e em várias áreas do design também.”
Até lá, ele aproveita as coincidências com o lançamento do Pokémon GO para “brincar” e divulgar a diversidade amazonense aos brasileiros e, quem sabe, para fãs de pokémons que vivem em outras partes do mundo.
Via EBC