Iraniano cria pratos comestíveis para quem não gosta de lavar louça

Recentemente noticiamos aqui no QI (Quem Inova) uma invenção sueca que promete tornar o ato de lavar a louça uma tarefa do passado. Hoje mostraremos os utensílios domésticos comestíveis criado por um estudante iraniano.

Desenvolvido por Saeed Rahiminejad, o “Bake.A.Dish” (Cozinhe uma louça, em português) é uma espécie de forno que produz recipientes feitos com massa de pão ou de biscoito, dispensando o uso dos pratos, tigelas e compotas tradicionais e pode ser usado para servir saladas, sopas, alimentos quentes ou frios, e líquidos de qualquer tipo.

O processo para produzir a louça é simples. Basta farinha e água. A energia usada pelo aparelho vem de pequenos painéis solares e a quantidade de água gasta para produzir a massa é muito pouco em relação à lavagem da louça.

Através de um aplicativo, é possível customizar o tamanho do ‘prato’ e a quantidade de carboidratos e de fibras.

Além de prático, a invenção pode ajudar a poupar milhares de litros de água com a lavagem das louças e também evitar o desperdício de alimentos durante refeição.

O “Bake.A.Dish” foi um dos selecionados do Electrolux Design Lab 2014, concurso internacional de design. Rahiminejad busca agora financiamento coletivo para conseguir produzir o equipamento em escala.