Em sorteio, Conmebol define as oitavas da Libertadores com clássico brasileiro

O Brasil, com seis representantes nas oitavas, é o país com mais clubes na disputa

03/06/2025 07:13

O Brasil, com seis representantes nas oitavas, é o país com mais clubes na disputa – Conmebol/Divulgação
O Brasil, com seis representantes nas oitavas, é o país com mais clubes na disputa – Conmebol/Divulgação

A próxima fase da Copa Libertadores da América já tem seus confrontos definidos. Em sorteio realizado nesta segunda-feira, 2, na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, os torcedores conheceram os emparelhamentos das oitavas de final do torneio mais cobiçado do continente.

E já de cara, o sorteio reservou um confronto quente entre dois pesos-pesados do futebol brasileiro: Flamengo e Internacional vão se enfrentar em uma reedição de grandes duelos recentes na competição.

Além do embate entre rubro-negros e colorados, outros cinco clubes brasileiros seguem vivos na disputa. O Palmeiras, dono da melhor campanha na fase de grupos, terá pela frente o Universitario, do Peru. Já o São Paulo encara o tradicional Atlético Nacional, da Colômbia, enquanto o Botafogo terá um confronto complicado contra a LDU, do Equador. O Fortaleza, por sua vez, mede forças com o Vélez Sarsfield, da Argentina.

As partidas de ida e volta estão previstas para acontecer entre os dias 13 e 20 de agosto, após a realização do novo Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.

Confrontos definidos:

Atlético Nacional (COL) x São Paulo (BRA)
Fortaleza (BRA) x Vélez Sarsfield (ARG)
Flamengo (BRA) x Internacional (BRA)
Universitario (PER) x Palmeiras (BRA)
Libertad (PAR) x River Plate (ARG)
Cerro Porteño (PAR) x Estudiantes (ARG)
Peñarol (URU) x Racing (ARG)
LDU (EQU) x Botafogo (BRA)

Como foi feito o sorteio?

Os clubes foram divididos em dois potes: de um lado os primeiros colocados da fase de grupos, do outro os segundos. Quem terminou na liderança tem a vantagem de decidir em casa.

A grande final está marcada para o dia 29 de novembro, no estádio Monumental, em Lima, no Peru – Instagram/@conmebol
A grande final está marcada para o dia 29 de novembro, no estádio Monumental, em Lima, no Peru – Instagram/@conmebol - Instagram/@conmebol

Caminho até Lima

O chaveamento também já dá uma ideia do que esperar nas próximas etapas:

  • Quem vencer entre Atlético Nacional e São Paulo enfrentará o classificado de LDU x Botafogo.
  • Do outro lado da  chave, Palmeiras ou Universitario medirão forças com o ganhador de Libertad x River Plate.
  • Já quem sair vencedor do confronto brasileiro entre Flamengo e Inter pode ter pela frente Cerro Porteño ou Estudiantes.
  • E o caminho de Fortaleza e Vélez cruza com o duelo entre Peñarol e Racing.

Domínio brasileiro na América do Sul

O Brasil, com seis representantes nas oitavas, é o país com mais clubes na disputa. O Bahia foi o único eliminado ainda na fase de grupos. Argentina (com quatro clubes), Paraguai, Peru, Colômbia, Equador e Uruguai completam a lista de países ainda sonhando com a glória continental.

A grande final está marcada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. O estádio ainda será confirmado pela Conmebol. Até lá, muita bola vai rolar — e a briga pela América promete esquentar.


Fifa endurece regras contra racismo: clubes poderão ser rebaixados em casos graves

A Fifa anunciou mudanças importantes em seu regulamento disciplinar na última quinta-feira, 29. A entidade decidiu adotar medidas mais duras no combate ao racismo no futebol. A partir de agora, clubes e federações que não lidarem de forma adequada com casos de discriminação correm o risco de sofrer punições severas — que vão desde multas pesadas até o rebaixamento de equipes.

Segundo o novo protocoloqualquer jogador ou membro das equipes pode relatar ao árbitro um episódio de racismo. Ao receber a denúncia, a arbitragem deverá acionar imediatamente o protocolo oficial: cruzar os braços em X, interromper a partida e, se necessário, suspendê-la ou encerrá-la de forma definitiva.