Cientistas encontram ‘barata gigante’ no fundo do mar na Indonésia

Para pesquisadores, o encontro do animal é uma indicação de "como o grande potencial de biodiversidade da Indonésia ainda não foi revelado".

Por: Redação

Cientistas da Indonésia encontraram uma ‘barata gigante’ no fundo do mar. O animal que é um dos maiores crustáceos já vistos nas profundezas marinhas, pertence ao gênero Bathynomus, que são isópodes gigantes.

barata gigante
Crédito: LIPICientistas encontram ‘barata gigante’ no fundo do mar na Indonésia

A Bathynomus raksasa (termo que significa ‘gigante’ em língua indonésia) foi descoberta no Estreito de Sunda, entre as ilhas indonésias de Java e Sumatra, numa profundidades de 1.259 m abaixo do nível do mar.

A ‘barata gigante’ quando chega na fase adulta é considerada “supergigante”. Esses crustáceos medem em média 33cm, mas algumas chegam até 50cm. “Seu tamanho é realmente muito grande e ocupa a segunda maior posição no gênero Bathynomus”, disse a pesquisadora Conni Margaretha Sidabalok, do Instituto de Ciências da Indonésia (LIPI).

Cahyo Rahmadi, chefe de zoologia da LIPI, declarou que o encontro da ‘barata gigante’ é uma indicação de “como o grande potencial de biodiversidade da Indonésia ainda não foi revelado”.

Compartilhe: