Anvisa suspende produtos de limpeza da Unilever fabricados em Vinhedo
Medida preventiva foi tomada após fiscalização encontrar falhas nas boas práticas de fabricação; produtos que já estão no mercado não foram recolhidos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação de produtos de limpeza em uma unidade da Unilever localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (2) e ocorreu após uma inspeção realizada entre 24 e 28 de agosto, com participação da Anvisa, do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e da Vigilância Sanitária de Vinhedo.

Fiscalização encontrou falhas na produção
Durante a vistoria, os órgãos identificaram irregularidades relacionadas às Boas Práticas de Fabricação (BPF), conjunto de procedimentos que busca garantir o controle e a qualidade dos produtos durante o processo industrial.
Entre os problemas apontados estão falhas nos controles realizados durante a fabricação e antes da liberação dos produtos. A fiscalização também encontrou deficiências no acompanhamento da qualidade da água utilizada na produção e fragilidades nos procedimentos adotados pela empresa para investigar e corrigir problemas identificados internamente.
A suspensão tem caráter preventivo. Segundo a Anvisa, o objetivo é evitar que novos lotes sejam produzidos sem que as falhas encontradas sejam corrigidas e os requisitos sanitários sejam novamente atendidos.
Produtos que já estão nas lojas não serão recolhidos
Apesar da suspensão da fabricação, a Anvisa não determinou o recolhimento dos produtos que já foram produzidos na unidade.
A análise das informações e evidências disponíveis até o momento não apontou contaminação microbiológica nem outros problemas relacionados aos lotes que já chegaram ao mercado. Por isso, a agência também não determinou a suspensão da venda, da distribuição ou do uso desses produtos.
A medida, portanto, é direcionada à continuidade da fabricação na unidade de Vinhedo, e não aos produtos que já estão disponíveis para os consumidores.
Anvisa amplia fiscalização de fabricantes
A inspeção na unidade da Unilever faz parte de uma série de ações de fiscalização realizadas pela Anvisa em fabricantes de saneantes — categoria que inclui produtos destinados à limpeza, desinfecção e conservação de ambientes.
De acordo com a agência, sete fabricantes já foram inspecionados em 2026, entre eles quatro dos maiores fabricantes do país. A iniciativa busca verificar se as empresas seguem as normas sanitárias e mantêm controles adequados ao longo da produção.
A suspensão permanecerá como medida preventiva enquanto as questões identificadas na fiscalização forem tratadas pela empresa e avaliadas pelas autoridades sanitárias.