Informar

Advogado recolhe lixo plástico da praia e tartarugas ressurgem

Os animais marinhos foram escoltados de seus ninhos até o mar por 25 voluntários, que fazem parte da equipe de guardiões da limpeza do local

Por: Redação

É o que pode ser chamado de advogar em favor do ambiente: dois anos depois que o profissional de direito Afroz Shah e um grupo de voluntários passaram a limpar manualmente a praia de Versova, em Mumbai, na Índia, a qual havia se tornado um grande depósito de lixo plástico, cerca de 80 filhotes de tartaruga-marinha da espécie Olive Ridley foram vistos deixando seus ninhos na areia em direção ao mar.

A cena arrancou lágrimas de especialistas como Sumedha Korgaonkar, que está prestes a terminar um PhD cujo objeto de estudo são justamente essas tartaruguinhas, que, embora numerosas, são classificadas como espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

O trabalho do advogado Afroz Shah começou por suas próprias mãos, que vestiram luvas há dois anos para recolher lixo e limpar banheiros na região que concentra favelas ao longo do litoral e nos riachos que correm para a praia de Versova. Nesse trecho, vivem cerca de 55 mil pessoas.

Após oito semanas de labuta solitária, Shah viu dois homens se aproximarem e pedirem pares de luvas para ajudá-lo. A equipe, então, cresceu com o passar dos meses. Resultado: ao todo, 13 toneladas de detritos já foram recolhidas do local.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

O advogado Afroz Sahah retira lixo plástico da praia de Versova há dois anos
Crédito: Reprodução/Afroz SahahO advogado Afroz Sahah retira lixo plástico da praia de Versova há dois anos

Em março deste ano, voluntários da operação ligaram para o advogado relatando que dezenas de tartarugas deixavam seus ninhos no sul da praia rumo ao mar da Arábia. Ele reuniu, então, cerca de 25 deles para vigiar a área enquanto os bichinhos se dirigiam à água, para evitar que fossem atacados por cães selvagens ou aves de rapina.

Ao combater o lixo plástico, pode-se dizer que Shah advogou por uma causa que constitui uma das principais preocupações ambientais de nossos tempos. Não só as tartarugas mas também todos nós agradecemos.

Leia também: Saiba como funciona o maior purificador de ar do mundo

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.