Informar

Saiba como funciona o maior purificador de ar do mundo

Torre antipoluição de 7 metros aspira a fumaça e limpa o ar de cidades da China, da Polônia e da Holanda.

Por: Redação |

Existem vários tipos de torre. Há, por exemplo, aquelas de observação, em que as pessoas sobem para admirar uma vista de tirar o fôlego. No entanto, dependendo da qualidade do ar do local, podem perder a respiração por outro motivo que não a beleza do horizonte – que inclusive estará apagado pela névoa química. Assim, um estúdio holandês de inovação decidiu criar outro modelo de estrutura vertical que não tem nada a ver com um mirante: trata-se de uma torre antipoluição que funciona como um aspirador de fumaça do espaço público – ou o maior purificador de ar do mundo, como foi apresentado por seus inventores.

A Smog Free Tower, ou torre livre de poluição, utiliza a tecnologia de ionização positiva em seu trabalho de limpeza do ar. Como descreve Daan Roosegaarde, artista holandês e autor do projeto, íons positivos minúsculos, em escala nano, carregam as partículas de poluição, enquanto uma superfície de carga negativa as atrai.

Roosegaarde afirma que o sistema opera com a mesma lógica de um balão de ar que, quando esfregado, gera eletricidade estática e atrai pelos ou fios de cabelo.

Com seus sete metros de altura, a torre, com estrutura de alumínio, é capaz de purificar 30 mil metros cúbicos de ar por hora, ou o volume ocupado por um estádio de futebol em um dia. Para tanto, consome 1.170 watts de eletricidade – o artista planeja instalar painéis solares em suas próximas unidades da Smog Free Tower.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A Smog Free Tower foi apresentada pelos seus inventores como o maior purificador de ar do mundo
Crédito: Reprodução/Instagram/@roosegaardeA Smog Free Tower foi apresentada pelos seus inventores como o maior purificador de ar do mundo

A torre já foi erguida em cidades da China, da Polônia e da Holanda. O projeto, porém, não é barato: para a construção do primeiro modelo do maior purificador de ar do mundo, em 2015, requereu £ 96 mil (R$ 432 mil), arrecadados via crowdfunding.

A linha Smog Free de Roosegaarde também conta com anéis fabricados pela compressão da poluição filtrada pelas torres. Eles são vendidos para ajudar no financiamento da iniciativa.

Em 2017, o estúdio apresentou ainda a Smog Free Bycicle, bike dotada de um dispositivo que filtra o ar durante as pedaladas do usuário.

Leia também: Lixo doméstico reciclado vira banco em criação de designer

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.