Aprenda a fazer seu próprio centro de reciclagem de plástico

Por: Redação |
Tags: #preservar

Em tempos de empreendedorismo e de maior consciência ambiental, as máquinas de reciclagem de plástico do tipo “faça você mesmo”, da Precious Plastic, atraem a atenção por combinar esses dois aspectos.

Por meio de vídeos, tutoriais e desenhos – tudo disponibilizado no site, gratuitamente -, é possível aprender a construir equipamentos que cortam o plástico em pedaços, máquinas que derretem esse plástico picado e ferramentas e instrumentos que derretem e moldam o material.

Diferentes objetos e tipos de plástico podem ser usados
Diferentes objetos e tipos de plástico podem ser usados

Dá para criar tigelas, potes, móveis, materiais para construção e até objetos de decoração e bijuterias. Com um bom molde, é possível até fazer capinhas para celular.

Assim, qualquer pessoa poderia montar uma oficina de reciclagem de plástico e ter um pequeno negócio, acredita o criador da Precious Plastic, o holandês Dave Hakkens.

Esse tipo de empreendimento incentivaria a coleta e a separação do plástico, contribuindo para que menos plástico seja jogado fora, como lixo, poluindo mares e solos.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Pedaços de plástico separados e identificados, prontos para uso
Pedaços de plástico separados e identificados, prontos para uso

O site também ensina como coletar e separar o plástico por tipo e cores, para facilitar o processo de reciclagem e criação.

Tudo que está no site é licenciado sob o Creative Commons, o que quer dizer que pode ser compartilhado e usado sem permissão prévia.

A Precious Plastic se autodenomina uma comunidade global de pessoas que querem acabar com o problema do plástico transformado em lixo, dando-lhe novos usos. Tanto que, segundo o site, eles contam com a ajuda de doações para se manter.

Moldagem do plástico
Moldagem do plástico

Segundo o site, a construção de uma máquina de picar plástico custa em média € 300 (cerca de R$ 1.200).

Mapa ajuda a localizar os recicladores
Mapa ajuda a localizar os recicladores

Tem ainda um mapa online em que as pessoas podem se cadastrar e apontar o que podem fazer ou precisam: ajuda na coleta, na construção da oficina e dos equipamentos, no financiamento, na venda ou distribuição dos produtos, por exemplo.Para quem acha que ainda assim a empreitada pode ser complicada, é possível comprar alguns dos equipamentos já prontos no bazar online, que também vende produtos feitos com o plástico reciclado, inclusive de outras pessoas e empresas que reciclam plástico.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: