Designer cria embalagem de máscara para cílios que dura 10 anos

Infinity Mascara pode ser reutilizada e recarregada ao fim do produto ou de seu prazo de validade

Por: Redação |

Dos produtos de maquiagem, a máscara para cílios está entre as que têm prazo de vida mais curto: de 3 a 6 meses após aberta. Isso porque ela sofre um processo de oxidação, que traz risco de infecção aos olhos.

Escova e aplicador são feitos em impressora 3D e, se higienizados corretamente, podem durar até 10 anos
Crédito: Divulgação/Philippa Bridges Escova e aplicador são feitos em impressora 3D e, se higienizados corretamente, podem durar até 10 anos

Todos os anos, cerca de um bilhão de unidades são vendidas, o que gera um volume significativo de lixo. A designer industrial inglesa Phillipa Bridges decidiu dar sua contribuição para minimizar esse problema, criando o Infinity Mascara.

O produto é uma cápsula reutilizável, que substitui o tubo descartável onde fica a máscara para cílios. Ela pode ser abastecida quando necessário, seja quando o líquido acaba, seja com o vencimento da data de validade.

Aluna da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, Bridges sempre se dedicou a aplicar conceitos de design circular. Nos trabalhos de curso, buscava investigar como tornar mais sustentáveis os bens não duráveis de baixo custo.

Infinity Mascara foi desenvolvido para diminuir o número de embalagens de máscara para cílios enviadas para aterro
Crédito: Divulgação/Philippa Bridges Infinity Mascara foi desenvolvido para diminuir o número de embalagens de máscara para cílios enviadas para aterro

A indústria cosmética, por exemplo, produz anualmente 120 bilhões de embalagens, segundo a Fundação Zero Waste Europe. O Brasil ocupa o quarto lugar entre os maiores consumidores desses produtos. Fica atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão.

E a preocupação com o descarte desses itens e suas embalagens só cresce. No Reino Unido, cerca de um terço das embalagens em aterro tem essa origem.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

A escova utilizada para aplicar o produto é substituída por um aplicador feito em impressora 3D conectado a um suporte que se encaixa no dedo.

Ao fim da validade da maquiagem, basta substituir o componente de recarga e a escova. O usuário deve preservar o restante da embalagem, projetada para durar até 10 anos.

Nesse período, uma única pessoa deixaria de enviar ao aterro, em média, 25 embalagens inteiras, segundo Bridges.

Embalagem de máscara de cílios propõe a recarga da maquiagem
Crédito: Divulgação/Philippa Bridges Embalagem de máscara de cílios propõe a recarga da maquiagem

Embora elas possam ser recicladas, a pesquisa da designer mostrou que as mulheres inglesas entre 20 e 30 anos geralmente jogam suas máscaras no lixo comum, pois não há símbolos de reciclagem visíveis nas embalagens.

O processo para patentear o Infinity Mascara já foi iniciado. Atualmente, Bridges procura uma empresa que queira apostar no produto.

Em 2018, o Infinity recebeu o prêmio na categoria Sustentabilidade, do Global Grad Show, em Dubai (Emirados Árabes), uma competição de trabalhos de alunos de graduação. Em 2017, foi o vencedor do RSA Student Design Awards, premiação voltada a jovens designers.

Leia também: Maquiagem reciclada vira tinta para aquarela

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: