Scooter elétrica é feita de fibra de maconha

Informar

Estilo de vida: livro propõe 101 dias de ações sustentáveis

Por: Redação

Daqueles guias de 1.001 filmes para ver ou discos para ouvir, quantos você já “ticou”? Pois agora surge mais uma lista que representa, na verdade, muito mais pontos para a saúde do planeta que para a bagagem cultural de seus habitantes. Embora com um menor número de itens, ela não trata exatamente de momentos de deleite em frente à TV ou diante da vitrola, o que reforça seu caráter de missão a ser cumprida: são 101 ações sustentáveis a ser realizadas em um número igual de dias, compiladas em um livro.

O livro indica 101 ações sustentáveis para o dia a dia
O livro indica 101 ações sustentáveis para o dia a dia

Mas, diferentemente do que se possa pensar, não há nada do outro mundo nessa relação de tarefas. A proposta de seu autor, Marcus Nakagawa, de 40 anos, professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), é inserir hábitos no cotidiano das pessoas que as levem a um estilo de vida mais sustentável como um todo.

“Os tópicos incluem iniciativas de impacto social e econômico”, explica Nakagawa. Nesses termos, proteger o ambiente inclui, por exemplo, praticar trabalho voluntário, doar a nota fiscal para uma instituição social e adotar um animal abandonado.

Nas 240 páginas de 101 Dias com Ações mais Sustentáveis (editora Labrador; R$ 39,90 a versão física e R$ 25 a digital), as atividades são classificadas de acordo com o nível de dificuldade.

“O leitor pode optar por começar pelas mais fáceis, ou por aquelas com as quais tenha mais afinidade”, orienta o autor. Também não precisa ser tão caxias em relação ao tempo. “É possível seguir em um ritmo de duas ou três ações por semana, mas deve ter alguma disciplina para não ficar só na intenção”, diz.

As medidas propostas são acompanhadas de sugestões de sites, livros e filmes que complementam o movimento de adesão a cada uma delas.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Marcus Nakagawa, autor do livro que propõe 101 ações sustentáveis
Marcus Nakagawa, autor do livro que propõe 101 ações sustentáveis

Para viabilizar a publicação do livro, Nakagawa se valeu de uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickante. A produtora de papéis Klabin, uma das financiadoras da obra, assina seu prefácio.

O lançamento de 101 Dias com Ações mais Sustentáveis acontece nesta quarta, 6 de maio, a partir das 19h, no auditório do Masp (Museu de Arte de São Paulo; av. Paulista, 1.578), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de maio).

Será realizado também na ocasião o fórum “Objetivos de desenvolvimento sustentável no dia a dia”, com a participação do próprio Marcus Nakagawa e de Fabiano Rangel, presidente da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), Carlo Pereira, secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Judi Cavalcante, fundador e sócio-diretor da Avesso Sustentabilidade, e do professor doutor Ismael Rocha, diretor de extensão universitária da ESPM. As inscrições para o evento são gratuitas.

Leia também: Portal do Sebrae ensina 5 passos do empreendedorismo verde

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.