Designer transforma borra de café em joias e objetos para a casa

Ao ser reciclada, a matéria-prima dá origem a brincos, colares, luminárias, vasos, relógios de parede, bandejas e revestimentos

Por: Redação

Há quem utilize a borra de café como adubo para as plantas. No entanto, a criatividade de uma empreendedora de Ribeirão Preto (SP) vai além no que diz respeito ao aproveitamento desse resíduo: ela fez dele a matéria-prima para suas linhas de biojoias – adornos feitos de materiais extraídos da natureza sem impacto ambiental – e objetos de decoração.

São luminárias, vasos, relógios de parede, bandejas e revestimentos, entre cerca de 60 produtos em variados tons terrosos de – adivinhem? – café.

Brinco feito de borra de café
Crédito: DivulgaçãoBrinco feito de borra de café

É essa a especialidade da Recoffee Design, cujo modelo se baseia no conceito do upcycling – reaproveitamento de materiais que seriam descartados, dando-lhes novo valor.

Quem desenha as peças é uma das sócias, Ana Paula Naccarato, adepta das formas mais minimalistas e geométricas. O negócio, por sinal, começou como o projeto de conclusão de curso de Ana Paula em design de produto.

Ela buscava meios de reaproveitar insumos gerados pelo café e acabou desenvolvendo uma mistura de borra com uma resina vegetal atóxica. Aerado, o composto é moldável e serve de base para suas criações.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A borra de café também é usada para fazer esse colar
Crédito: DivulgaçãoA borra de café também é usada para fazer esse colar

A startup Recoffee Design se preocupa em estar atenta a práticas ambientalmente amigáveis em toda a sua cadeia de fornecedores. Para tanto, conta com o olho vivo de outros dois sócios, o administrador Rafael Fortes Guimarães e o biólogo Sérgio Luiz Camargo, que trabalhou com tecnologia sustentável durante 13 anos.

A empresa vende seus produtos, cujos preços variam de R$ 35 a R$ 240, em uma loja virtual. Os revestimentos, por sua vez, são fabricados sob encomenda. Use o cupom CATRACA e e ganhe 30% de desconto em qualquer produto da loja.

Ao tomar um cafezinho, de quebra você produz a matéria-prima da marca
Crédito: DivulgaçãoAo tomar um cafezinho, de quebra você produz a matéria-prima da marca

Leia também: Designer de produto cria banco feito de cabelo

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.