Projeto de carona compartilhada quer menos carros e mais amigos

Sistema idealizado para centros empresariais requer apenas uma placa e imãs coloridos para ser implementado

Por: Redação | Comunicar erro

Pense em um carro com capacidade para quatro passageiros além do motorista. Se esse condutor anda sozinho, perceba, então, o desperdício que os quatro lugares vagos representam. Não só porque poderiam estar trabalhando em prol do deslocamento urbano de quatro pessoas. Mas também porque poderiam significar quatro novos conhecidos ou até amigos do motorista. Um projeto de carona compartilhada pode resolver esse problema.

E de uma forma simples, criativa, original, sustentável e barata. O projeto Carpool Match requer apenas uma placa de metal, com diâmetro de 80 cm, e imãs coloridos para ser colocado em prática.

O motorista a utiliza para sinalizar onde vai estacionar seu carro, aonde vai, a que horário pretende sair e quantos lugares oferece para caronistas. Cada imã indica uma dessas informações na placa.

A iniciativa foi ideia da Carma Intervenções Sociais, organização da cidade de Pelotas (RS) que desenvolve ações de impacto positivo em espaços urbanos.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

O projeto de carona compartilhada requer apenas uma placa e imãs coloridos para ser implementado
Crédito: Divulgação/Carpool MatchO projeto de carona compartilhada requer apenas uma placa e imãs coloridos para ser implementado

O publicitário Ramon Ballverdú, organizador do projeto, conta que a ideia não é usar o sistema em qualquer lugar público, pela insegurança de dar carona a desconhecidos.

Assim, o público-alvo desse modelo de carona compartilhada passou a ser o de centros empresariais. “Nesses lugares, grande parte das pessoas se conhecem de vista ou trabalham juntas”, justifica.

Os idealizadores do projeto de carona compartilhada se propõem a ajudar em sua implementação
Crédito: Divulgação/Carpool MatchOs idealizadores do projeto de carona compartilhada se propõem a ajudar em sua implementação

A meta é implantar inicialmente o Carpool Match em Pelotas. Mas replicá-lo em todo o país.

“Os interessados em testá-lo só precisam entrar em contato através do nossa página no Facebook, e então enviamos o passo a passo da implementação e até mesmo a estrutura da placa por Sedex”, afirma Ballverdú.

Afinal, todos nós precisamos de cidades com menos carros. Menos trânsito. Menos poluição. E mais amigos.

Leia também: Combustível de plástico reciclado é saída para despoluir oceanos

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: