Meghan Markle usa tênis sustentáveis feitos no Brasil

Criada por dois sócios franceses, a marca Vert utiliza borracha amazônica, algodão orgânico, couro curtido com tanino vegetal e lona feita de garrafas PET

Por: Redação Comunicar erro

Foi-se o tempo em que, para frequentar os ambientes da realeza, era necessário usar sapatinhos de cristal, como Cinderela. A pegada ecológica da monarquia, por sinal, abre caminho pelos passos de Meghan Markle. A Duquesa de Sussex da família real britânica usa tênis sustentáveis de uma marca brasileira.

O caminho percorrido pelos calçados para chegar a tão nobres pés teve muitas voltas. E começou em uma vizinha do Reino Unido, a França.

São de lá os empreendedores que fundaram a Vert Shoes. Os franceses François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp largaram o mercado financeiro no começo dos anos 2000 em busca de um negócio de maior impacto socioambiental.

Meghan Markle e seus tênis sustentáveis fabricados no Brasil
Crédito: Reprodução/Instagram/@meghan_markleMeghan Markle e seus tênis sustentáveis fabricados no Brasil

Em suas andanças de pesquisas, vieram parar no Brasil. Fanáticos por tênis, encontraram aqui as matérias-primas para fazer um modelo ecológico do calçado.

A borracha da sola é proveniente da Amazônia. Mas não é extraída por métodos tradicionais.

É na reserva extrativista Chico Mendes, que engloba sete cidades do Acre, que seringueiros utilizam um tipo de processamento chamado FDL, ou folha defumada líquida.

Ele foi desenvolvido na UnB (Universidade de Brasília). Em vez de o látex ser colhido e entregue para intermediários, a primeira etapa do processo de vulcanização é feita no próprio seringal. Dali, as folhas de borracha vão para a fábrica da Vert, no Vale dos Sinos, região Sul.

Esse método agrega valor ao trabalho do seringueiro e evita que ele recorra a atividades que prejudiquem o ambiente, como a criação de gado, para complementar sua renda.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Modelos da marca de tênis sustentáveis Vert Shoes
Crédito: Reprodução/Vert ShoesModelos da marca de tênis sustentáveis Vert Shoes

O algodão dos tênis sustentáveis da Vert, por sua vez, é orgânico. O material é fornecido por pequenos produtores do Nordeste, em uma parceria com a ONG Esplar, do Ceará. Essa organização combate a pobreza por meio da agroecologia. A Vert paga aos produtores cerca de 50% a mais que o usual pelo algodão.

A preocupação da marca envolve ainda o couro que usa. Ele é proveniente do Sul do Brasil. É curtido com tanino vegetal de acácia, dispensando metais tóxicos em seu processamento.

A empresa também utiliza lona feita com garrafas PET recicladas em alguns modelos de tênis sustentáveis.

Mundo afora, os tênis da Vert ganharam as passarelas de moda e os pés da realeza. Cinderela precisaria rever seus conceitos, mesmo porque costuma perder seus sapatos por aí. Melhor que sejam ecológicos.

Leia também: Reebok cria calçado de algodão e milho

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: