Aposentado leva educação ao caótico trânsito indiano

Quem conhece a cidade indiana de Amritsar sabe que o trânsito é caótico. Além da falta de semáforos, bicicletas, tuk-tuks, motos, pedestres e carros competem por espaço.

Um aposentado de 65 anos decidiu dar um basta nisso –ou, pelo menos, deixar a convivência entre todos um pouco mais fácil.

Desde 2009, Harjinder Singh, que se aposentou como inspetor de polícia, tornou-se agente de trânsito voluntário. Nas ruas, levanta sua placa de “pare” e tenta organizar o fluxo de veículos e pessoas. Também ensina etiqueta no trânsito à população da cidade.

Harjinder diz que teve a ideia ao ver sobre a profissão em outros países pela TV. “Imediatamente, pensei que também poderia trabalhar como agente de trânsito depois de me aposentar”, disse ele a Charanjeet Singh Malak, que compartilhou a história no “The Better India”.

Charanjeet estava indo visitar amigos e levou meia hora para passar por um desvio. Na volta, no entanto, o trânsito fluía, graças a Harjinder, o que o levou a parar, observar e conversar com o aposentado.

“Mais e mais pessoas deveriam tomar a frente para reduzir o caos no trânsito na cidade”, afirmou Harjinder . “Sinto que há uma necessidade de educar os estudantes, pois são os futuros condutores.”

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.