App promete guiar cadeirantes por lugares mais acessíveis de NY

Ciclovias, faixas e corredores de ônibus, tecnologia de sistema de GPS e aplicativos para o transporte público. Há muita política de inclusão e sustentabilidade, além da melhoria no sistema público acontecendo nas grandes cidades mas, na maioria das vezes, poucas são as medidas voltadas para pessoas com algum tipo de deficiência física dependentes de cadeira de rodas.

Restaurantes, lojas, ônibus e metrôs sem rampa ou espaço reservados para cadeirantes é apenas alguns dos problemas que os deficientes tem que enfrentar. Para resolver o problema, foi desenvolvido o Wheely, um guia interativo acessível para pessoas com deficiência na cidade de Nova York.

O aplicativo criado para funcionar incialmente em sistema de operação IOS, inclui uma série de ferramentas em mapas que ajudam os usuários de cadeira de rodas a se locomoverem na cidade. Com a ferramenta, os usuários podem verificar quais são as estações de metrô que possuem elevadores, onde eles estão localizados.

Whelly reúne o sistema de mapas do Google e informações em tempo real para ajudar os usuários a traçar a melhor rota de acordo com suas necessidades. O app também pode ser útil para pessoas idosas que têm dificuldades para subir escadas.

Recentemente, a ferramenta já atingiu a meta de financiamento coletivo no Kickstarter de US$ 5.000 (R$ 11.350), mas prorrogou o prazo para arrecadar mais dinheiro a fim de desenvolver uma versão para Android e Windows Phone.

Para o futuro, o aplicativo pretende cobrir informações de acessibilidade em outros locais, como restaurantes e banheiros públicos.